Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Descubra os benefícios do botox além da estética
Descubra os benefícios do botox além da estética - Shutterstock

Saúde

Não é só a estética! 4 outros benefícios do botox

Descubra os benefícios terapêuticos do botox, como melhora do suor excessivo e o tratamento de certas condições neurológicas

A toxina botulínica, popularmente conhecida como botox, é geralmente associada a procedimentos estéticos. Afinal, sua aplicação consegue suavizar as rugas ao redor dos olhos e diversas linhas de expressão. Porém, a substância também pode ser usada para vários outros fins.

Segundo Jéssica Hoffmann, professora de Biomedicina da FSG e especialista na área, o botox oferece um monte de vantagens terapêuticas. Ele pode proporcionar uma melhor qualidade de vida para muitos pacientes.

Confira 4 desses benefícios do botox a seguir:

Hiperidrose (suor excessivo)

O suor excessivo é um problema que pode incomodar muitas pessoas. Ainda mais por conta do odor que ele pode deixar em certas áreas do corpo.

Uma solução para isso pode ser a aplicação da toxina botulínica nas mãos, axilas, pés e testa. Isso inibe a ação das glândulas sudoríparas, reduzindo significativamente a produção excessiva de suor.

“O procedimento é seguro, pouco invasivo e traz alto grau de satisfação aos pacientes”, explica a Jéssica.

Enxaquecas crônicas e outras dores de cabeça relacionadas

Só quem convive com uma enxaqueca mais forte sabe como ela pode ser debilitante e afetar a qualidade de vida. Muitas pessoas tentam de tudo para melhorar as dores e parece que elas nunca vão embora. Nesses casos, o botox pode ser de grande ajuda.

“Sua aplicação em pontos estratégicos ao redor da cabeça pode aliviar significativamente os sintomas, proporcionando alívio para a dor e melhorando a qualidade de vida”, conta a professora.

Distonia e espasmos musculares

Outro entre os benefícios do botox é que ele é uma opção boa de tratamento para pacientes que enfrentam distonia (contrações musculares involuntárias de longa duração) e espasmos musculares. Com ela, é possível proporcionar alívio para quem sente essas contrações musculares involuntárias e melhorar a sua mobilidade.

Nesse caso, o procedimento precisa ocorrer sob a supervisão de um médico especialista neurologista.

Condições neurológicas diversas

Além disso, o botox também pode ser parte do tratamento de uma variedade de condições neurológicas, como dor neuropática, bruxismo, dor miofacial e rigidez após o AVC. “Muitos nem imaginam, entretanto a aplicação precisa da toxina botulínica por um especialista qualificado pode trazer grande alívio para esses pacientes”, diz Jéssica.

Cuidado com as aplicações

Apesar desses benefícios do botox, é fundamental ter muita atenção na hora de decidir fazer as aplicações e procurar um especialista para fazer o procedimento. Isso porque, se a dose ou a diluição forem erradas ou a higiene não for a ideal, surgem vários riscos.

Alguns dos problemas possíveis são infecções e congelamento das expressões faciais.

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Especialista ensina como aplicar a neurociência no seu dia a dia para aumentar a sua disposição e melhorar a sua produtividade

Receitas

Nada mais decepcionante do que fazer um bolo e ele murchar, não é mesmo? Descubra como não passar mais por isso

Receitas

Fazer uma tapioca deliciosa como aquelas de café da manhã de hotel é possível; basta saber de alguns truques especiais

Beleza

Tendência tenta imitar a aparência das bochechas à luz do entardecer; veja passo a passo para usar a maquiagem