Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Nariz entupido? Saiba como amenizar o sintoma com essas 5 dicas
O nariz entupido é causado por infecções e inflamações respiratórias - Foto: Shutterstock

Saúde

Nariz entupido? Saiba como amenizar o sintoma com essas dicas

Principal sintoma de gripes e resfriados pode ser combatido com a adoção de alguns cuidados básicos; veja quais!

O tempo frio e seco do outono e inverno traz consigo uma série de doenças respiratórias com sintomas nada agradáveis. O principal deles é a congestão nasal, causada por uma inflamação que deixa as narinas obstruídas pelo acúmulo de muco, dando a sensação de “nariz entupido”. 

“É muito comum que a pessoa fique com o nariz entupido e escorrendo quando fica resfriada. Isso porque a inflamação estimula a produção de muco e fluido em excesso como uma forma de proteção”, explica o médico otorrinolaringologista Dr. Ricardo Landini. “Por isso, quando as doenças são de origem alérgica como asmas, rinites e sinusites, a congestão nasal é um sintoma muito comum”, complementa o professor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. 

Sendo assim, é sempre importante procurar ajuda médica para investigar a causa por trás do problema. Além disso, existem certos cuidados no dia a dia que também ajudam a prevenir o nariz entupido. Abaixo, você confere algumas dicas do especialista para combater o surgimento desse sintoma.  

1. Cuide da sua higiene pessoal

Ter uma rotina de higiene pessoal é fundamental para reduzir o risco de infecções, inflamações e reações alérgicas.

2. Higienize o ambiente doméstico

Manter a casa sempre limpa evita a proliferação de ácaros e mofos que causam asma, rinite e sinusite. Sendo assim, higienize os ambientes com regularidade, principalmente móveis e objetos que acumulam poeira.

3. Evite aglomerações e lugares fechados

Espaços fechados com muitas pessoas e sem ventilação aumentam o risco de infecções respiratórias que causam o nariz entupido.

4. Atenção à dieta

Ingerir alimentos saudáveis, principalmente ricos em vitamina C, não só fortalecem a imunidade, como também ajudam a combater a congestão nasal. 

5. Faça lavagem nasal

Por fim, o especialista recomenda lavar o nariz com soro fisiológico sempre que sentir desconforto, sobretudo, quando o tempo estiver seco.

Fonte: Saúde em Dia

Mais notícias como essa

Entretenimento

Vai ficar em casa no Dia dos Namorados para fazer uma programação mais aconchegante? Use esses filmes e aproveite bem o dia!

Receitas

Um bom vinho é ideal para celebrar o Dia dos Namorados com o seu amor; confira dicas para acertar na escolha!

Comportamento

O uso excessivo de telas prejudica a socialização e a comunicação, além de causar mudanças de humor, atrasos cognitivos e distúrbios no aprendizado

Beleza

Confira os principais cuidados para manter a pele protegida e hidratada durante as festas juninas