Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
As dores nas costas podem surgir nas regiões da lombar, dorsal ou cervical
As dores nas costas podem surgir nas regiões da lombar, dorsal ou cervical - Foto: Shutterstock

Saúde

Pesquisa aponta que problemas de coluna afetam 1 a cada 5 adultos

Índice revela que o número de pessoas que relatam ter dores nas costas cresceu 3,1% em dez anos; fisioterapeuta dá dicas que podem ajudar a prevenir

É cada vez mais comum conhecer pessoas com algum tipo de dor nas costas e quem diz isso é a Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o último levantamento, 21,6% dos adultos (34,3 milhões de pessoas) afirmaram sofrer de problemas crônicos de coluna. Em 2013, esse índice totalizava 18,5%. Esse crescimento preocupa especialistas, que julgam o sedentarismo como uma das principais causas.

Os problemas de coluna também são variados, conforme explica Rimon Tannous Elias, que é fisioterapeuta e coordenador do curso de Fisioterapia da Faculdade Anhanguera. Por isso, eles podem surgir na região lombar, dorsal ou cervical.

Além disso, os motivos também são diversificados. “As doenças desenvolvidas nessas áreas ocorrem, geralmente, quando há exageros ao carregar pesos ou no tempo que se gasta em uma mesma posição ou tarefa”, afirma o fisioterapeuta.

Também é preciso ficar de olho na saúde das costas, ainda que ela pareça perfeita. As hérnias de disco, por exemplo, não apresenta sintomas e também pode não provocar dores em sua fase inicial. Este problema de coluna é atualmente uma das principais causas para afastamento do trabalho e de pedidos de aposentadoria.

É possível prevenir os problemas de coluna?

Um detalhe importante para quem quer evitar dores nas costas é entender que as articulações do corpo são protegidas por musculatura. Nesse sentido, a prática de atividades físicas torna-se benéfica para evitar problemas de coluna. Isso porque o fortalecimento muscular ameniza cargas e também ajuda a prevenir alguns casos.

Rimon também chama atenção para outros cuidados e dá dicas que podem ajudar a prevenir problemas de coluna. Confira abaixo quais são!

Praticar exercícios

O especialista recomenda a prática de atividades físicas pelo menos três vezes por semana, já que essa periodicidade irá fortalecer a musculatura abdominal e paravertebral. Exercícios de alongamento são importantes para a movimentação e para prevenção de lesões na região das costas e dos membros inferiores.

Atenção à postura

Pessoas que passam boa parte do tempo sentadas precisam ter atenção à postura e manter os pés completamente apoiados no chão, com os joelhos em ângulo de 90º e monitores na altura dos olhos. É indicado evitar cruzar as pernas, para que haja distribuição uniforme do peso.

Movimente-se

Não é saudável ficar em uma mesma posição por muito tempo. A recomendação de fisioterapeutas é para alternar 45 minutos sentados e 15 minutos em pé para aliviar a tensão muscular.

Cuidado ao carregar peso

Carregar pesos pode ser uma armadilha quando não há cuidado. Para pegar objetos do chão, o correto é dobrar os joelhos para se agachar. Ao segurar sacolas, não é indicado sobrecarregar uma única mão e mochilas e bolsas devem corresponder, no máximo, 5% do peso corporal.

Durma corretamente

A posição inadequada ao dormir pode provocar dores nas costas e no pescoço. O ideal é dormir de lado, com a cabeça apoiada na linha da coluna e, se possível, com uma almofada entre os joelhos. Pessoas que dormem de barriga para cima, devem escolher travesseiros baixos. Além disso, deitar de bruços pode prejudicar a lombar.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Beleza

O batom vermelho é um dos que ficam mais aparentes quando você borra na hora de passar, mas tem como usar ele sem esse...

Estilo de Vida

Alguns salmos poderosos podem te ajudar a ter mais dinheiro e prosperidade na vida; conheça alguns e ponha as orações em prática

Pets

Será que o condomínio tem o poder de impedir que haja cachorros em seus apartamentos? Tire essas e outras dúvidas