Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Saiba se é melhor para você fazer pilates ou musculação
Saiba se é melhor para você fazer pilates ou musculação - Shutterstock

Saúde

Pilates ou musculação: qual o melhor para os seus objetivos?

Tanto o pilates quanto a musculação são benéficos para a saúde, mas na hora de escolher um ou outro, algumas questões fazem a diferença

Na busca por uma vida mais saudável, as pessoas têm buscado uma variedade de atividades físicas. Natação, corrida, dança, alguma modalidade de luta… são várias as opções. E duas das mais conhecidas e procuradas atualmente são o pilates e a musculação.

Mesmo sendo tão famosas, entretanto, essas duas formas de exercício físico causam certa confusão para muitas pessoas. Afinal, quais as suas diferenças e como saber qual escolher? A resposta para essa segunda pergunta, basicamente, é que isso vai depender dos seus objetivos, já que as modalidades proporcionam benefícios diferentes.

Quer entender melhor? Confira as informações a seguir:

Pilates X Musculação

Segundo o Prof. Dr. Leonardo Pimenta, doutor em fisiologia metabólica, o pilates visa trabalhar as capacidades físicas de uma forma global. Isso é feito a partir de equipamentos com molas e garante que o indivíduo tenha uma resistência muscular e flexibilidade articular melhor no geral, e não exercite apenas certos agrupamentos de músculos.

“Seu enfoque básico é para condições osteo musculares e articulares, sem grande relevância para aumentar níveis de massa muscular, mas sim melhorar dores cotidianas e conhecimento corpóreo”, explica o especialista sobre os benefícios da modalidade. A atividade também serve para reabilitação e costuma ser mais individualizada do que a musculação.

Já o treinamento geralmente chamado de musculação traz estímulo constante do músculo através da energia gerada pelo corpo e pela força aplicada para mover o peso contra resistência. Seu principal enfoque é o ganho muscular, porém tem também benefícios osteo musculares e articulares.

“Estudos bem conduzidos e com nível de evidência A (nível mais ressaltado na ciência) mostram que a “musculação” traz ainda inúmeros benefícios metabólicos, além de trazer o fator de diminuição de pressão arterial para os hipertensos”, complemente o Prof. Dr. Leonardo Pimenta.

Quando escolher cada um?

Como já explicado, o pilates tem enfoque principalmente em condições osteo musculares e articulares e ajuda em dores do dia a dia. Por isso, é o melhor caminho para quem precisa de uma atividade física nesse sentido. Ademais, é bom para quem não quer ter que se expor a ambiente com muitas pessoas, como costumam ser as academias, já que é mais individualizado.

A musculação, por sua vez, é essencial para quem quer ganhar massa muscular. Ainda é ótima para pessoas com doenças de âmbito metabólico e cardiovascular e tem vantagens osteo musculares e articulares.

Ambas as modalidades são bastante seguras, porém é preciso sempre uma avaliação médica antes para saber se elas são adequadas para o seu caso. Algumas vezes, podem até mesmo ser indicadas as duas.

Ou seja, escolher pilates ou musculação vai depender de uma variedade de fatores e é preciso consultar um profissional sobre isso.

Mais notícias como essa

Saúde

Tratamentos estéticos para tratar manchas e pintas escuras podem acelerar quadro de câncer de pele

Estilo de Vida

Existem várias dicas que você pode seguir para lidar com o seu karma e equilibrá-lo; descubra quais são elas

Receitas

Apesar de a batata ser vista injustamente como um “alimento que engorda”, ela pode sim ser incorporada em uma dieta saudável

Pets

Veterinária explica as razões que levam a esse comportamento e como ajudar o pet a se sentir confortável em casa