Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Por que sentimos mais sono no inverno? Especialista explica
Veja por que sentimos mais sono no inverno - Foto: Shutterstock

Saúde

Por que sentimos mais sono no inverno? Especialista explica

Você costuma sentir mais sono no inverno? Entenda por que isso acontece e saiba o que fazer para dormir melhor nos dias frios

O inverno é uma estação que mexe com o nosso organismo. Nessa época do ano, não só temos mais fome, como também sentimos mais sono que o habitual, em razão da luminosidade e temperatura, explica Luciana Palombini, médica e pesquisadora do Instituto do Sono.

Segundo ela, no inverno, existe uma tendência maior para a redução da temperatura corporal que faz o corpo adormecer. Também ocorre uma menor exposição à luz natural, o que estimula a produção de melatonina, hormônio que regula o ciclo circadiano, ou seja, o ciclo de sono e vigília. 

Outro fator que influencia o sono no inverno, é o conforto da cama, afinal, é muito mais prazeroso ficar debaixo das cobertas do que enfrentar temperaturas mínimas de manhã, logo cedo, não é mesmo?

Como dormir melhor?

De acordo com a pesquisadora, para dormir bem no inverno é importante criar uma rotina regular e fixar um horário para dormir, pois isso ajuda a ajustar o sono. Também é essencial expor-se à luz no início do dia para fazer o corpo entender que é hora de “acordar”. 

Além disso, ela recomenda ter uma rotina de higiene do sono, isto é, eliminar hábitos que podem atrapalhar a qualidade do sono. Isso envolve, por exemplo, evitar o consumo de alimentos estimulantes e outras ações que impedem o cérebro de “desligar”.

Dentre elas, a especialista destaca o uso de aparelhos eletrônicos, como o celular, na cama. O ideal é que esses itens sejam desligados, pelo menos, uma hora antes de dormir. Ela também orienta não consumir substâncias que contenham cafeína, sobretudo nas 6 horas que antecedem o horário de dormir. 

Outra ação que pode ajudar o sono no inverno é manter uma rotina de atividade física. Por conta do frio, as pessoas tendem a diminuir o ritmo dos treinos, porém além de promover o bem-estar, a prática dos exercícios contribui para um sono tranquilo e reduz o estresse, outro inimigo do sono de qualidade. 

Mais notícias como essa

Saúde

Confira quais alimentos podem elevar a imunidade e aprenda fazer um xarope natural para aumentar a proteção do seu organismo

Saúde

Muitas mães têm optado por extrair e armazenar o leite materno por várias razões; saiba como fazer isso corretamente

Amor e Sexo

Comunicar o relacionamento à empresa e evitar que os assuntos íntimos interfiram no trabalho são cuidados para manter no ambiente profissional

Finanças e Empreendedorismo

Guardar dinheiro na poupança é um hábito saudável que pode proporcionar segurança financeira e ajudar a alcançar objetivos a curto e longo prazo