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Projeto verão: conheça os 5 erros mais comuns na busca pela boa forma
Descubra os erros que podem prejudicar o seu “projeto verão” - Foto: Shutterstock

Saúde

Projeto verão: conheça os erros mais comuns na busca pela boa forma

A busca pelo “projeto verão” começa com antecedência, mas você consegue conquistá-lo se evitar alguns erros; veja quais são eles

Faltando pouco para o início do verão, muitas pessoas correm para as academias em busca de um corpo mais definido para expor na praia ou piscina quando os dias ensolarados chegarem. No entanto, alguns profissionais alertam que o “projeto verão” só é alcançado com dedicação durante todo o ano, e não apenas em uma época específica.

Assim, se você começar uma rotina de exercícios ainda em novembro, talvez até consiga alcançar algum resultado até o verão, porém provavelmente ele não será o esperado justamente pelo pouco tempo até lá. 

Mas se mesmo assim o seu desejo é conquistar o “corpo dos sonhos” antes do começo da estação, o educador físico José Corbini e a nutricionista Fulvia Zorzi, elencaram os cinco principais erros que podem arruinar esse seu objetivo. Confira:

1. Exercícios em excesso

De acordo com Corbini, investir em uma rotina de exercícios fora da sua realidade neste período do ano para obter resultados mais rápidos e compensar o tempo perdido para o “projeto verão” pode trazer alguns prejuízos. 

“O corpo precisa de descanso e precisa se adaptar a cargas e novos estímulos, ou seja, a pessoa pode se lesionar de várias formas, até mesmo com maior gravidade”. Por isso, o ideal é começar por exercícios mais leves, como caminhada, por exemplo. 

2. Adoção de dietas restritivas

Quando o verão se aproxima, algumas pessoas começam a retirar, por conta própria, alguns alimentos que consumiam normalmente em seu cardápio. Contudo, é essencial ter respaldo de um especialista antes de fazer qualquer ajuste em sua dieta.

“Ter uma alimentação saudável é importante para que o corpo consiga suprir todas as necessidades e ter um funcionamento adequado. O consumo de determinados nutrientes é necessário para um bom funcionamento do organismo. Com isso, vale ressaltar que, não é recomendado realizar dietas relâmpagos nem sem um acompanhamento”, diz Zorzi. 

3. Uso de suplementos sem supervisão

O uso de suplementos é cada vez mais popular entre as pessoas que realizam atividades físicas, mas é fundamental o acompanhamento de um especialista. “Quem prescreve o remédio é o médico e quem prescreve suplemento é nutricionista. O mercado está cheio de ofertas que prometem resultados milagrosos, mas só um profissional capacitado pode dizer quando é necessário”, afirma a nutricionista.

4. Falta de condicionamento físico

Você já ouviu falar que a prática leva à perfeição? Existem algumas coisas que são conquistadas com muito treino e entre elas está o condicionamento físico, que é muito importante para quem realiza atividades intensas.

“Quando não há uma rotina de exercícios, as pessoas tendem a não ter um bom condicionamento, e não será em poucos meses que o conquistarão”, explica o educador físico. “Por isso, é importante que o corpo esteja acostumado com essa rotina durante todo o ano, e não apenas em um curto período”.

5. Autocobrança exagerada

Outro erro comum que pode prejudicar o “projeto verão” é a cobrança excessiva que algumas pessoas exercem sobre si mesmas, fazendo com que isso se torne uma pressão pela estética, de forma não saudável. “Em poucos meses, é muito difícil mudar totalmente o corpo, e ter essa expectativa certamente causará frustração”, afirma Corbini.

Por isso, esses projetos a curto prazo são mais eficientes para quem já mantém uma rotina regrada, mas vale a pena para quem quer um incentivo para começar.

E aí, curtiu as dicas? Confira essas e outras informações no vídeo abaixo:

Fontes: José Corbini, educador físico; Fulvia Zorzi, nutricionista, ambos profissionais do aplicativo Personal Virtual.

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