Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Certos alimentos e bebidas podem piorar ou até desencadear crises de enxaqueca
Certos alimentos e bebidas podem piorar ou até desencadear crises de enxaqueca - Shutterstock

Saúde

Quais comidas e bebidas podem piorar a enxaqueca?

Veja quais alimentos e bebidas podem não ser os mais indicados naquele momento em que temos uma crise de enxaqueca

Você sabia que alguns alimentos e bebidas podem piorar as crises de enxaqueca ou até ativá-las? Pois é! Essa condição neurológica é comum pode sim ser influenciada por aquilo que você ingere. Tanto é que uma dieta equilibrada, contendo a ingestão de alimentos saudáveis e bastante água, costuma ser uma das dicas para evitar que as crises de enxaqueca apareçam com tanta frequência.

Segundo Nadya Caroline Mambelli Magri, nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição de uma instituição de ensino privado, as comidas e bebidas que servem de gatilho para a enxaqueca podem depender de pessoa para pessoa, já que cada organismo tem uma sensibilidade diferente aos alimentos. Assim, é preciso fazer uma avalição com um especialista e entender o que evitar comer e beber ou não.

Porém, existem alguns alimentos e bebidas que, no geral, costumam ser contraindicados para evitar crises de enxaqueca, por terem chances de piorar a dor. Confira quais são eles a seguir:

Café

Entre as bebidas, uma das que não boas para ingerir durante uma crise de enxaqueca é o café. Isso porque, apesar de ser saudável quando tomado sem exageros, ele pode acabar aumentando a dor se a pessoa for mais sensível.

Mas calma! Isso não quer dizer que você deva simplesmente parar de tomar aquele cafezinho diário de uma só vez, viu? Aliás, fazer isso de forma brusca pode até ter um efeito indesejado, inclusive ativando uma crise de enxaqueca.

“Não é recomendável simplesmente privar o indivíduo do consumo, o correto é realizar um diagnóstico adequado que possibilite tratamento para evitar as crises. Além disso, a simples retirada de um determinado alimento da dieta pode acarretar deficiências nutricionais que podem prejudicar o bom funcionamento do organismo”, explica Nadya.

Bebidas alcoólicas

Outro tipo de bebidas que é contraindicado durante as crises de enxaqueca são as alcoólicas. Assim, beber aquele vinho tinto, aguardente ou cerveja, por exemplo, podem servir como gatilhos para as suas dores.

Alimentos enlatados, em conserva ou ultraprocessados

Passando para as comidas, os alimentos enlatados — assim como os em conserva —, podem acabar ativando crises de enxaqueca. Os alimentos ultraprocessados também são possíveis gatilhos, uma vez que contêm muitos corantes, conservantes e aditivos artificiais.

Os enlatados são um dos tipos de alimentos que podem aumentar a enxaqueca
Os enlatados são um dos tipos de alimentos que podem aumentar a enxaqueca (Foto: Shutterstock)

Outras comidas

Além das comidas enlatadas, em conserva ou ultraprocessadas, existem também outras que têm o risco de piorar a enxaqueca. Os queijos maturados, a carne de porco, o chocolate, os derivados do leite e as frutas cítricas, entram nessa lista.

Outra dica é ficar de olho nos aditivos alimentares que aparecem na embalagem nutricional dos alimentos. Isso porque alguns deles, como o aspartame, o glutamato monossódico e o nitrato de sódio e diversos corantes são gatilhos para a enxaqueca.

Fontes: Nadya Caroline Mambelli Magri, nutricionista coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera; e Saúde em Dia.

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Especialistas falam sobre as causas do transtorno afetivo sazonal e explicam como lidar com esse problema

Beleza

Especialista explica quais são os tipos de base que existem no mercado e como escolher o produto ideal para a sua pele

Comportamento

Atividades garantem a diversão e auxiliam no aprendizado dos pequenos durante esse período em casa

Pets

Especialista explica como o treinamento de filhotes pode ajudá-los a ter uma melhor socialização e um desenvolvimento saudável