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A endometriose atinge uma a cada dez mulheres no Brasil, segundo o Ministério da Saúde
A endometriose atinge uma a cada dez mulheres no Brasil, segundo o Ministério da Saúde (Foto: Shutterstock)

Saúde

Saiba quais alimentos ajudam a amenizar sintomas de endometriose

A alimentação é fundamental para aliviar ou piorar os sintomas da endometriose; confira o que ajuda e o que atrapalha na dieta

Causando dor crônica, inflamação e, em alguns casos, levando mulheres à infertilidade, a endometriose é uma doença que atinge 10% da população mundial. Mas, você sabia que é possível melhorar esses sintomas a partir da alimentação?

Isso mesmo! Por ser um quadro relacionado a um desequilíbrio hormonal, a alimentação tem papel importante no seu controle. Nesse sentido, alguns alimentos podem agravar os sintomas, enquanto outros podem amenizá-los.

Além disso, estudos demonstram que a dieta desempenha um papel importante no combate da inflamação e ajuda a equilibrar os níveis de estrogênio, conforme explica o ginecologista Patrick Bellelis, colaborador do setor de endometriose do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.

“Evidências científicas comprovam que os alimentos ingeridos e o estilo de vida podem influenciar em uma série de aspectos, inclusive no metabolismo das prostaglandinas, que atuam nos processos inflamatórios do corpo, no ciclo menstrual e na atividade do estrogênio. Assim, uma dieta deficitária e o sedentarismo podem impactar na endometriose”, aponta o profissional.

Quais alimentos ajudam e atrapalham nos sintomas?

De acordo com um estudo publicado pela revista alemã GebFra Science, alimentos ricos em vitamina B e ômega 3 são ideais para reduzir os sintomas e as dores causadas pela doença. Enquanto isso, o álcool, a carne vermelha e as gorduras trans demonstraram um efeito amplificador, tanto no inchaço pélvico, quanto na dor crônica acarretados pela endometriose.

No geral, a partir do diagnóstico de endometriose a recomendação é de que a alimentação seja balanceada e sem glúten. Por isso, a ingestão de alimentos ricos em antioxidantes, propriedades anti-inflamatórias e com efeitos positivos no metabolismo de estrogênios e hormônios é fundamental.

“Sementes de girassol, nozes e linhaça, legumes como brócolis ou couve-flor, frutas como abacate, limão e mirtilos, e óleos de oliva e prímula são alguns deles. Esses alimentos estão presentes na dieta mediterrânea, que é um bom modelo a ser seguido”, recomenda a nutricionista Julia Beux, que também atua na clínica Bellelis.

E o que evitar comer quando se tem endometriose?

Priscila Pinheiro, que também é nutricionista, destaca que estar atenta ao que deve ser evitado também é fundamental. “Além de consumir alimentos que podem contribuir para o bem-estar, é importante evitar certos tipos de comida. Além das carnes vermelhas, gorduras trans e do álcool, recomendamos evitar alimentos ultraprocessados, ricos em açúcares refinados, laticínios e cafeína”, alerta.

A profissional também destaca, sobretudo, a importância do bom funcionamento do intestino em pessoas que sofrem com esse problema. “Alimentos ricos em fibras podem ser um socorro. Seu corpo se livra do excesso de estrogênio nas fezes. Sem uma evacuação saudável todos os dias, você provavelmente está constipada e seus níveis de estrogênio podem estar muito altos, o que pode ser bastante prejudicial para quem tem endometriose”, finaliza Priscila.

Fontes: Patrick Bellelis, ginecologista, obstetra e especialista em endometriose; Julia Beux, nutricionista e especialista em nutrição clínica e esportiva; Priscila Pinheiro, nutricionista responsável pela área de nutrição da clínica Bellelis.

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