Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Colágeno: saiba como incluir essa poderosa proteína na alimentação
Veja alimentos que são ricos em colágeno e inclua na sua alimentação - Foto: Shutterstock

Saúde

Colágeno: saiba como incluir essa poderosa proteína na alimentação

Nutricionista explica os benefícios e lista alimentos que contribuem com a reposição de colágeno no organismo

O colágeno é uma proteína muito importante para manter a saúde da pele, cabelos e unhas. Ele contribui com a elasticidade e resistência de estruturas como a pele, ossos, dentes, articulações e músculos. No entanto, a produção de colágeno diminui com o passar do tempo. 

Fatores como idade, poluição, radiação ultravioleta, tabagismo, sedentarismo e a má alimentação reduzem a quantidade de colágeno no organismo. Mas o consumo de alimentos proteicos e ricos em aminoácidos, vitamina C, zinco e silício podem estimular a produção da proteína. 

Liz Galvão, nutricionista parceira da Campo Verde, pioneira no mercado de lácteos sem lactose, comenta que o colágeno está presente na composição protéica de alimentos como gelatina, carnes, ovos e até frutos do mar

“Já no que diz respeito à absorção proteica e na síntese interna de colágeno, é fundamental ingerir itens como laranja, limão, caju, abacaxi, feijão preto, nozes, aveia e algas, que ajudam a conduzir a proteína além do consumo de água”, conta. 

Iogurtes também são opção

Os iogurtes com adição de colágeno hidrolisado também ajudam a repor a proteína no organismo. “Esses produtos são naturalmente proteicos por conta da sua principal matéria-prima, o leite. Há ainda opções enriquecidas com proteína que, além de serem funcionais, são perfeitas para lanches do dia a dia”, revela. 

Além deste, ela também recomenda iogurtes com adição do colágeno verisol, cuja principal função é a reposição de colágeno em locais específicos do corpo. O ideal é consumir produtos com ingredientes de origem natural. Ou seja, sem adição de açúcares e com aplicação de colágeno, com benefícios cientificamente comprovados.

“Devido à composição de peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado tipo 1, é considerado o melhor suplemento alimentar do mercado para fins estéticos. Isso ocorre porque o verisol não sofre alteração durante o processo de digestão e mantém a estrutura e os benefícios, atuando em tecidos-alvos no corpo”, explica Liz. A profissional lembra que muitos desses produtos contêm pedaços de frutas. Assim, é possível incluir o colágeno na alimentação de uma maneira mais prática e saborosa.

Mais notícias como essa

Comportamento

Está sem criatividade do que compartilhar ou enviar para seu par nesse Dia dos Namorados? Inspire-se com essas belas mensagens de amor

Pets

A flora intestinal dos animais de estimação desempenha um papel importante na manutenção do equilíbrio do organismo

Moda

Inspirada na estética esportiva de tenistas, o tenniscore está em alta no universo da moda; saiba como aderir

Comportamento

Especialista explica o termo “vínculo fantasma”, que tem sido muito discutido nas redes sociais e pode ser confundido com o ghosting