Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Método auxilia no tratamento de problemas que atingem a região íntima feminina
Aprenda como fazer banho de assento - Foto: Shutterstock

Saúde

Banho de assento: saiba para que serve e como preparar

Método auxilia no tratamento de problemas que atingem a região íntima feminina

O banho de assento é um método antigo que auxilia no tratamento de problemas que afetam a região íntima. A técnica é utilizada para aliviar sintomas causados por inflamações e infecções vaginais como a candidíase, por exemplo. 

Segundo a ginecologista Natalia Castro, o método tem ação analgésica, limpa e acalma a região afetada, trazendo alívio dos sintomas. “Ajuda ainda aumentando a vascularização local e como consequência melhora as condições inflamatórias locais”, acrescenta a obstetra.  

Para que serve?

O banho de assento auxilia no tratamento de condições que atingem a região genital, perineal e perianal. O método ajuda no combate a infecções, herpes e hemorróidas, controla o corrimento e alivia sintomas como a coceira e irritação vaginal.

Além disso, o banho de assento também pode ser indicado para aliviar os sintomas desconfortáveis causados por diarreia, ou, ainda, após a realização de cirurgias na região genital e perineal. 

Como fazer o banho de assento?

O método é feito com água morna e pode levar ingredientes como bicarbonato de sódio, por exemplo. O processo é prático e muito fácil, no entanto, exige alguns cuidados durante a preparação. 

“É importante sempre utilizar água limpa, utilizar recipientes limpos e observar a quantidade do ingrediente indicado para cada sintoma, sendo recomendado realizá-lo sempre sob orientação médica”, ressalta o farmacêutico naturopata Jamar Tejada. 

Abaixo, o especialista separou o passo a passo para preparar o banho de assento:

  • Ferva de 3 a 4 litros de água. Deixe esfriar e, quando estiver morna, coloque a água em uma bacia, na altura suficiente para cobrir a parte íntima por alguns minutos;
  • Caso tenha sido recomendado pelo médico, adicione os ingredientes na água, de acordo com a condição a ser tratada, mexendo bem; 
  • Após fazer a higiene íntima, sente-se no banho de assento, cobrindo toda a região, e permaneça por cerca de 10 a 15 minutos;
  • Ao final, enxugue a região com uma toalha e faça pressões leves, sem esfregar. Além disso, pode ser usado o jato frio ou morno do secador para secar a região.

O procedimento pode ser feito de três a quatro vezes ao dia, mas a frequência pode variar de acordo com a causa a ser tratada. Por isso, é importante que os banhos de assento sejam sempre orientados por um médico.

Mais notícias como essa

Moda

Profissional lista acessórios do guarda-roupa que ajudam a complementar o visual, transformando-o em uma produção fashion

Receitas

Apesar de ser muito frustrante quando o arroz fica empapado, dá sim para tentar salvá-lo com algumas dicas simples

Receitas

Super saudável, a ora-pro-nóbis pode aparecer em chás e várias outras receitas; aprenda como consumir e absorver seus benefícios

Casa & Decor

Às vezes, mesmo com a faxina frequente, você pode estar cometendo outros erros que atraem a poeira para o seu lar