Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Conheça quais alimentos são importantes para turbinar funções do cérebro
Conheça quais alimentos são importantes para turbinar funções do cérebro - Foto: Shutterstock

Saúde

Saúde do cérebro: veja alimentos que melhoram o seu funcionamento

A saúde do cérebro é algo que não dá para descuidar! Por isso, confira 17 alimentos saudáveis que garantem o seu bom funcionamento

Responsável por funções essenciais do dia a dia como a memória, nossas capacidades cognitivas e principalmente por todo o aprendizado ao longo da vida, a saúde do cérebro é algo que não dá para descuidar. Ou seja, todo cuidado é pouco quando falamos desta máquina superpoderosa!

E assim como o resto do corpo, para manter o cérebro saudável é necessário cuidar da alimentação, ingerindo os nutrientes necessários para que todas as funções do organismo estejam em dia.

“É fato que nossos hábitos diários impactam diretamente em nossa saúde física e mental. Por isso, vale ressaltar que, além dessa dieta mais saudável com a ingestão de nutrientes e vitaminas, ter bons hábitos como praticar exercícios físicos regularmente, dormir bem, se manter hidratado, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, é crucial para um bom funcionamento do cérebro”, explica a nutróloga Vera Shukumine.

Mas você sabia que existem alimentos específicos para manter a saúde do cérebro e dar aquele up em funções importantes? Pois é! Para isso, a especialista fez uma lista especial elencando todos os benefícios. Confira!

Brócolis, couve-flor, salmão, soja e fígado

“Estes alimentos são ricos em colina, um nutriente que faz parte do complexo B e é fundamental para manter as habilidades cognitivas. Além disso, age nas funções neurológicas e ajuda na manutenção da memória”, afirma Vera.

Peixes (como salmão, atum), soja, linhaça e abacate

“Possuem ômega-3, que é um ácido graxo não oxidante que potencializa nossa capacidade de aprendizagem e pode melhorar nosso humor”, explica a nutróloga.

Nozes

“Ainda falando em ômega 3, mas especificamente do ácido alfa-linolênico que ajuda a proteger as artérias e baixar a pressão sanguínea. Também são fontes de proteína e gorduras saudáveis”, relata a especialista.

Vegetais e folhas verdes (como couve, espinafre e brócolis)

“Alimentos ricos em vitamina K, luteína, folato, beta-caroteno e sais minerais, como zinco, selênio, ferro e fósforo. Essa combinação nos garante um bom raciocínio, protege nossos neurônios e aumenta nossa capacidade de aprendizagem”, explica Vera Shukumine.

Frutas vermelhas (como morango, amora, cereja)

“São antioxidantes com propriedades anti-inflamatórias e fonte de antocianinas, que ajudam a manter a memória em dia”, reforça a profissional.

E aí, curtiu as informações? Não se esqueça de incluir estes produtos na sua alimentação para garantir que a saúde do cérebro esteja sempre em alta!

Fonte: Vera Shukumine, médica nutróloga da Sami.

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Se você tem sentido a falsidade das pessoas ao seu redor te afetando, experimente esses rituais poderosos contra isso

Amor e Sexo

Urinar após o sexo, evitar preservativos com aromas e outras práticas podem ajudar no combate à doenças e desconfortos

Beleza

Algumas vitaminas garantem o fortalecimento e o crescimento saudável dos cabelos que sofrem com a queda

Beleza

Exposição excessiva a luz azul pode destruir as fibras de colágeno e acelerar o envelhecimento da pele