Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Veja dicas importantes para manter seu cérebro sempre saudável
Veja dicas importantes para manter seu cérebro sempre saudável - Foto: Shutterstock

Saúde

Três segredos para manter a saúde do cérebro em dia

Conheça alguns segredos para retardar o envelhecimento e quais hábitos seguir para melhorar a qualidade de vida

Você sabia que algumas escolhas e hábitos podem melhorar, e muito, a forma como você vai envelhecer? Pois é!

O estilo de vida que levamos pode trazer benefícios ou prejuízos para o bem-estar físico e emocional. Por isso, cuidar da alimentação, fazer atividades físicas e cuidar da saúde mental é fundamental para a saúde do cérebro.

Manter a cabeça em dia ajuda a não acelerar o envelhecimento precoce da mente, e investir em condutas positivas ajudam o bom funcionamento cerebral. Para isso, veja as três dicas fundamentais para ter uma mente saudável. Confira:

1 – Boa alimentação

Se alimentar de forma correta é importante para favorecer o condicionamento físico e manter uma boa saúde mental. Ter uma dieta equilibrada faz aumentar a longevidade das células no organismo. Além disso, existem alimentos nootrópicos, usados pra um correto direcionamento mental e para o aumento da capacidade cognitiva, com efeitos positivos para a memória, atenção, concentração e motivação.

Busque acrescentar em sua dieta alimentos como: salmão, ovos, chá-preto, café, verduras, frutas, cereais e carnes. Além disso, vitaminas do complexo B, como a B1, B6, B9 e B12, são potenciais provedores de energia cerebral. Já vitaminas C e E, e minerais como o magnésio e o zinco também garantem o bom funcionamento cerebral e ajudam no controle da ansiedade e com ação antidepressiva.

2 – Prática de atividades físicas

Uma boa forma de envelhecer bem é realizando atividades físicas durante a vida. Além de ajudar a manter o corpo saudável e em forma, praticar exercícios ajuda a evitar o envelhecimento precoce do cérebro, já que ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo e protege a memória.

3 – Uma boa noite de sono

Além de se alimentar bem e praticar atividades físicas, é muito importante descansar direito. Dormir é essencial para o processo de manutenção da saúde cerebral, pois é durante o sono que o organismo assimila todos os estímulos do dia e se recupera para enfrentar novos desafios ao despertar.

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Especialistas falam sobre as causas do transtorno afetivo sazonal e explicam como lidar com esse problema

Beleza

Especialista explica quais são os tipos de base que existem no mercado e como escolher o produto ideal para a sua pele

Comportamento

Atividades garantem a diversão e auxiliam no aprendizado dos pequenos durante esse período em casa

Pets

Especialista explica como o treinamento de filhotes pode ajudá-los a ter uma melhor socialização e um desenvolvimento saudável