Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Sem exageros: 5 dicas para lidar com os excessos de fim de ano
Aprenda a lidar com os excessos durante as festas de fim de ano - Foto: Shutterstock

Saúde

Sem exageros: 5 dicas para lidar com os excessos de fim de ano

Especialista revela estratégias para evitar os excessos de fim de ano e aproveitar a ceia do Natal e do Ano Novo sem medo de ganhar peso

O fim de ano é um período marcado por muitas celebrações, e onde tem gente reunida para festejar, tem também muita comida. Assim, em épocas como Natal e Ano Novo, são preparados pratos especiais e saborosos para serem compartilhados com as boas companhias.

No entanto, uma mesa farta também pode gerar o medo de ganhar peso e trazer o sentimento de culpa. Com isso, há quem adote estratégias compensatórias, como fazer jejum, praticar exercícios físicos em excesso e até pular refeições nos dias que antecedem as festas. Porém, de acordo com a nutricionista Sophie Deram, compensar não é nem um pouco vantajoso.

“Ao adotar medidas compensatórias, acabamos restringindo a alimentação. E já sabemos que restringir gera mais apetite e maior desejo por alimentos, seja durante ou após as comemorações. E se quer saber, um exagero ocasional é totalmente normal”, revela.

Segundo ela, a variedade de pratos e a grande quantidade de comida ofertada na presença de outras pessoas pode levar qualquer um a comer mais que o habitual. É o que os especialistas chamam de fome social. Então, caso você saia da dieta neste período, não se culpe! Veja abaixo 5 dicas da nutricionista para lidar com os excessos nas festas de fim de ano.

1. Escute o seu corpo

Em vez de privação de alimentos e dietas restritivas, ouça seu corpo. Ele comunica quando está com fome, quando atingiu a saciedade, quando está precisando de nutrientes e combustível e quando precisa descansar. “É importante estar atenta a isso e respeitar essas vontades”, pontua Sophie. 

2. Volte à sua rotina habitual 

As festas de fim de ano fazem parte de um período atípico do ano, onde os hábitos alimentares costumam mudar. Sendo assim, a dica é voltar à rotina após as celebrações, com horários regulares para se alimentar e consumir, preferencialmente, comida fresca e caseira.

3. Aprenda a lidar com os excessos

Sabendo que as comemorações se aproximam, não coma menos nos dias anteriores com o intuito de se esbaldar e, posteriormente, restringir a alimentação. “É importante estar bem nutrido antes e após essas comemorações. E, ao longo das festas, o melhor a se fazer é aproveitar, comer até atingir a saciedade e beber com moderação”, reforça.

4. Beba bastante água 

É importante hidratar-se e repor os líquidos perdidos nas festas. Portanto, consuma suas bebidas favoritas, mas sempre dê preferência à água.

5. Coma com prazer e sem culpa

Lembre-se que não existem alimentos bons e ruins nas festas de fim de ano. Ou seja, não é a rabanada no Natal que irá fazer você engordar. Por isso, deixe as neuras de lado e saboreie os alimentos. Dessa maneira, fica mais fácil comer com moderação e driblar os excessos de fim de ano.

Fonte: Sophie Deram, nutricionista e pesquisadora em comportamento alimentar.

Mais notícias como essa

Saúde

Cobertores, casacos e blusas mal higienizadas podem provocar crises de rinite e outras alergias respiratórias

Amor e Sexo

Levantamento realizado pelo aplicativo de relacionamentos happn apontou as regiões do Brasil onde as pessoas dão os melhores beijos

Receitas

Ama um café coado quentinho de manhã? Então descubra como deixá-lo ainda mais perfeito com essas dicas simples

Comportamento

Psicanalista analisa estupro matrimonial exposto no “Casamento às Cegas” e explica os sinais desse tipo de violência dentro do relacionamento