Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Sofre com cólicas? Veja 5 exercícios para aliviar as dores menstruais
Algumas poses de ioga podem ajudar a aliviar as cólicas menstruais - Foto: Shutterstock

Saúde

Sofre com cólicas? Veja 5 exercícios para aliviar as dores menstruais

Educadora física revela quais exercícios podem amenizar o desconforto causado pelas terríveis cólicas menstruais

As cólicas menstruais, dependendo da intensidade, podem atrapalhar a rotina das pessoas que menstruam, dificultando atividades do dia a dia como trabalhar e praticar esportes. No entanto, há uma série de exercícios físicos que podem ser feitos para aliviar esse desconforto

“O importante é optar por atividades físicas que sejam agradáveis e seguras, e praticá-las regularmente ao longo de todo o ciclo menstrual, incluindo durante o período menstrual”, orienta a educadora física Rafaela Verona, que listou alguns exercícios para amenizar as cólicas menstruais. Veja abaixo:

1. Alongamento

O alongamento relaxa os músculos abdominais e reduz a tensão. Deitar-se de costas e dobrar os joelhos em direção ao peito e segurar essa posição por cerca de 30 segundos e depois soltar.

2. Ioga 

Algumas poses de ioga podem aliviar as cólicas menstruais. Ajoelhar no chão, esticar os braços para a frente e abaixar a cabeça em direção ao chão, por exemplo, pode ajudar a relaxar os músculos abdominais e aliviar a tensão.

3. Caminhada

Caminhadas leves estimulam o fluxo sanguíneo e reduzem a inflamação, melhorando a dor abdominal. Caminhar por 20 a 30 minutos em um ritmo confortável já é o suficiente para reduzir as cólicas. 

4. Exercícios aeróbicos de baixo impacto

Exercícios aeróbicos de baixo impacto como a bicicleta ergométrica ou a esteira, aumentam o fluxo sanguíneo e reduzem a inflamação. O ideal é começar devagar e ir aumentando a intensidade gradualmente. 

5. Pilates

O pilates ajuda a melhorar o equilíbrio e a postura, além de fortalecer os músculos abdominais. Esses benefícios auxiliam no desconforto associado às cólicas menstruais.

Atenção ao se exercitar

Para realizar esses exercícios, a profissional lembra que é importante consultar um médico antes de iniciar qualquer atividade e ter atenção com o corpo. “É fundamental ouvi-lo e fazer o que for confortável para você. Com o tempo, você pode encontrar o exercício que melhor alivia suas cólicas menstruais”, finaliza a professora da academia UPX Sports, de Curitiba.

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Influenciadora mística Nanda Silveira explica o que pode atrapalhar a Lei da Atração e dá algumas dicas para você conseguir atrair o que pensa

Beleza

Corte curto e cheio de movimento é tendência entre celebridades; conheça o choppy bob e saiba como utilizar

Saúde

Especialista alerta sobre as doenças inflamatórias intestinais e a importância do diagnóstico precoce

Receitas

Se o seu bolo ficou seco demais, assou mais do que o esperado ou até ficou solado, pode ser possível reaproveitá-lo de alguma forma