Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Veja dicas para fortalecer a imunidade
Veja dicas para fortalecer a imunidade - Shutterstock

Saúde

Tá todo mundo gripado? Saiba como fortalecer a imunidade

Nessa época do ano, é muito comum ver pessoas reclamando de sintomas da gripe, então é importante fortalecer a imunidade

Nessa época de outono/inverno, todo ano é a mesma coisa – os casos de gripe aumentam muito e parece que todo mundo está sentindo os sintomas. Isso acontece por conta da queda na temperatura, que é favorável para a sobrevivência dos vírus. Além disso, o frio ainda resseca as mucosas que revestem o nariz e a garganta, deixando-os mais vulneráveis.

A doença pode ser ainda pior se você não estiver com a imunidade em dia. Por isso, é essencial trabalhar para aumentá-la, especialmente nessa época do ano. Assim, é mais provável de você passar por essas estações sem grandes dificuldades com a saúde.

A seguir, veja como fazer isso apenas usando medidas simples e modificando hábitos do dia a dia:

Dicas para fortalecer a imunidade

Segundo o médico André Guanabara, a prática regular de exercícios físicos é uma das principais aliadas para fortalecer a imunidade. “A prática de atividades físicas por pelo menos 150 minutos semanais é altamente importante, pois ela ajuda na produção de células de defesa, além de melhorar a resposta do sistema imune”, diz.

O especialista explica que os exercícios reduzem a ocorrência de infecções respiratórias superiores, gripes e pneumonia. Isso sem contar que ajudam a ter níveis mais baixos de inflamação.

Ademais, uma boa alimentação também deve estar nos planos de quem quer aumentar a sua imunidade. Ela deve ser rica em nutrientes e minerais, pois assim vai auxiliar o organismo a funcionar melhor e prevenir o envelhecimento precoce.

Ainda de acordo com o médico, é preciso uma atenção especial ao estoque de vitaminas no organismo. “Vitaminas como D, C, Complexo B, Zinco, entre outras, são fundamentais para o fortalecimento da imunidade, pois atuam protegendo o organismo das infecções e dos radicais livres, atuando também como antioxidantes”, completa.

Gripe não é brincadeira

Por mais que geralmente não seja tão grave, se não tratada corretamente a gripe pode sim ser um perigo, especialmente para quem já tem alguma doença.

De acordo com estudo da Sanofi em parceria com a ALS Perception, realizado em fevereiro de 2024, 68% dos brasileiros têm pouco ou nenhum conhecimento que o vírus da Influenza pode causar o agravamento de doenças preexistentes, como problemas cardiovasculares. E, considerando que a gripe afeta cerca de 3,5 milhões de pessoas por ano, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), isso é um grande perigo.

Ou seja, é essencial tomar medidas para melhorar a imunidade e evitar a gripe.

Mais notícias como essa

Saúde

Saiba quanto tempo antes de dormir você deve parar de beber café e qual é a quantidade máxima de cafeína recomendada para não perder...

Estilo de Vida

Está em busca de um amor para chamar de seu? Siga essas simpatias com batatas para conseguir o seu objetivo

Finanças e Empreendedorismo

A troca de experiências e o aprendizado contínuo são essenciais para garantir a sobrevivência e o sucesso dos negócios

Pets

Comportamento destrutivo, vocalização excessiva e sinais de estresse corporal podem indicar que o pet está sofrendo com o quadro