Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Tempo seco: saiba como cuidar da saúde e evitar doenças
Tempo seco eleva o risco de doenças respiratórias - Foto: Shutterstock

Saúde

Tempo seco: saiba como cuidar da saúde e evitar doenças

Enfermeira explica os riscos da baixa umidade do ar e formas de cuidar da saúde durante os períodos de tempo seco

Com as temperaturas oscilando, e momentos com calor ou frio mais elevados, o tempo tem ficado mais seco, aumentando a incidência de problemas respiratórios. Por isso, o período exige atenção especial com a saúde, principalmente das pessoas que sofrem com doenças crônicas pulmonares. 

“Com a redução da umidade, as membranas oculares, orais e nasais podem ficar desidratadas, facilitando a influência de elementos externos, como microrganismos e germes, ou mesmo substâncias poluentes resultantes de incêndios e queimadas”, comenta a coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera, Cláudia E. F. Bis Furlan.

Nesse cenário, os riscos à saúde são inerentes. Entre as principais doenças que podem se manifestar estão: rinite, sinusite, pneumonia e asma. Segundo a especialista, os cuidados devem ser redobrados com crianças e idosos, mais suscetíveis a problemas respiratórios graves. 

Cuidados essenciais

A enfermeira explica que, em dias muito quentes, é importante beber uma quantidade maior de água, garantindo a hidratação, usar roupas leves e manter uma alimentação equilibrada e leve, nos momentos mais quentes do dia. 

Além disso, a profissional aconselha limpar sempre as narinas com soro fisiológico e preservar a hidratação da pele por meio do uso de loções hidratantes, já que uma das principais consequências da baixa umidade é a desidratação. 

A seguir, você confere mais algumas recomendações da especialista para aliviar os sintomas de problemas respiratórios em períodos secos e com temperaturas mais elevadas:

  • Aumente a hidratação, ingerindo mais água, suco natural e água de coco;
  • Faça refeições leves com legumes e verduras, e consuma frutas nos intervalos das refeições;
  • Evite atividades físicas nas horas mais quentes do dia;
  • A pele e os lábios também podem sofrer com a baixa umidade, assim use hidratantes próprios para essas áreas;
  • Soro fisiológico ajuda na hidratação das vias áreas. Pingue algumas gotas no nariz para melhorar sua respiração.

Confira alguns alimentos que podem ajudar a diminuir o desconforto:

Mais notícias como essa

Comportamento

No inverno, dá muita vontade de passar o dia inventando coisas divertidas em casa mesmo, né? Veja opções para fazer na estação

Receitas

Cada um dos tipos de banana pode ser melhor para determinados usos ou dependendo do seu gosto; confira as características dos mais comuns

Saúde

Sensação de cansaço excessivo na menopausa é um sintoma comum, mas que exige atenção em alguns casos

Beleza

A leitura e compreensão das informações que constam nas embalagens é fundamental para evitar problemas durante o uso de produtos cosméticos