Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Trabalhar muito tempo sentado aumenta o risco de trombose; entenda
Ficar muito tempo sentado é fator de risco para a trombose - Foto: Shutterstock

Saúde

Trabalhar muito tempo sentado aumenta o risco de trombose; entenda

Especialista revela as principais causas da trombose e elenca algumas dicas para prevenir o desenvolvimento da doença

Algumas profissões exigem que as pessoas passem horas sentadas trabalhando na frente do computador. Porém, ficar muito tempo nesta mesma posição pode trazer complicações para a saúde, conforme explica o médico vascular Gustavo Marcatto. 

“Com a mudança da rotina de trabalho dos brasileiros temos observado, sim, aumento nos riscos do desenvolvimento da trombose. E por que isso acontece? Quando trabalhamos por longos períodos sentados, o que não é nada saudável para o sistema circulatório”, revela. 

A trombose é causada por um coágulo sanguíneo que pode bloquear ou prejudicar o fluxo de sangue na região, sobretudo as pernas. De acordo com o médico, além da falta de movimento, o baixo consumo de água também pode aumentar o risco da doença. 

Então, o que fazer?

Existem algumas ações que ajudam a prevenir esse tipo de problema. A principal delas é a movimentação durante a jornada de trabalho. “O ideal é programar o despertador do celular, de preferência a cada duas horas, para levantar, caminhar pelo ambiente, fazer algum tipo de movimento, e só então sentar novamente”, orienta Dr. Marcatto. 

Outra dica importante do médico, e que serve para o bom funcionamento de todo o organismo, é sobre o consumo de água. “É essencial que a pessoa aumente a quantidade de água ingerida durante o dia. O recomendável é no mínimo 2,5 litros diariamente”, ressalta.

Além disso, também é necessário utilizar um suporte para apoiar os pés enquanto estiver sentado. “De vez em quando levante os pés do suporte e balance as pernas, alongue, faça exercícios que movimentam os membros inferiores, ajudando assim a circulação de retorno acontecer”, recomenda. 

A trombose pode ainda ser provocada por outros fatores, como predisposição genética. Sendo assim, é importante sempre consultar um especialista. “Vale lembrar que quem tem risco adicional, quadro de hereditariedade ou já teve trombose, deve procurar o médico para fazer um acompanhamento”, finaliza o profissional.

Mais notícias como essa

Moda

Você já pensou nos seus looks de inverno para esse ano? Confira opções de peças para apostar e deixe suas produções ainda mais estilosas

Saúde

Especialista explica passo a passo de exercícios de respiração que são ótimos para a saúde e o bem-estar; confira e pratique

Receitas

Higienização correta dos alimentos é primordial para evitar a intoxicação alimentar e garantir a saúde e o bem-estar

Receitas

Algumas dicas podem te ajudar a facilitar as compras de supermercado e não passar horas do seu dia nessa tarefa