Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
O exercício físico ajuda a aliviar os sintomas da menstruação
O exercício físico ajuda a aliviar os sintomas da menstruação (Crédito: Shutterstock)

Saúde

Treinar menstruada? Saiba os efeitos do exercício no ciclo menstrual

Manter uma rotina de treinos pode reduzir as cólicas, o inchaço e outros sintomas provocados pelo ciclo menstrual

Ir à academia durante o ciclo menstrual nem sempre é fácil, né? Por isso, quem menstrua muitas vezes pode preferir ficar em casa até que aquele conjunto de sintomas chatinhos, como cólica, inchaço e indisposição, desapareçam. Mas é justamente nesse período que devemos investir na atividade física, sabia? Principalmente porque ajuda a diminuir a intensidade das cólicas!

“Os exercícios elevam a temperatura corporal e estimulam a vasodilatação, o que melhora a irrigação sanguínea e alivia a sensação das cólicas e inchaço. Malhar também aumenta a produção da serotonina e pode ajudar na estabilidade emocional”, revela o médico ginecologista e obstetra Gabriel Monteiro.

A alimentação também pode influenciar o ciclo menstrual
A alimentação também pode influenciar o ciclo menstrual (Crédito: Shutterstock)

No entanto, o especialista lembra que em caso de desconforto, o ideal é diminuir a intensidade dos exercícios. Agora, se estiver tudo bem, pode manter o treino habitual, mas nunca mudá-lo, como afirma o personal trainer Gustavo José de Sá Pereira. 

“É recomendado manter aquele exercício que já estava fazendo, por exemplo, se ia todos os dias na musculação e decide correr, a pessoa vai sentir muito mais no corpo dela do que se continuasse com a musculação. E recomendo que faça com mais pausas e vá intensificando até chegar no nível que está acostumada”.

Alimentos que auxiliam no ciclo menstrual

Durante o ciclo menstrual, os níveis de estrogênio e progesterona variam. Só que os efeitos dessa oscilação podem ser amenizados com a adoção de hábitos saudáveis. E é aí que a prática regular de exercícios físicos entra em cena mais uma vez. Porém, alguns alimentos também podem ajudar a reduzir os sintomas menstruais.

Alimentos com propriedades anti-inflamatórias como oleaginosas, semente de abóbora, linhaça, azeite, além de alimentos ricos em cálcio, nutriente que ajuda a aliviar as cólicas, como queijo branco, leite desnatado e folhas escuras. É importante também evitar o consumo excessivo de álcool, açúcar e cafeína”, finaliza Monteiro.

Fontes: Saúde em Dia; Dr. Gabriel Monteiro, médico ginecologista e obstetra, e professor do curso de medicina da Universidade de Santo Amaro (UNISA); Gustavo José de Sá Pereira, personal trainer.

Mais notícias como essa

Saúde

Cobertores, casacos e blusas mal higienizadas podem provocar crises de rinite e outras alergias respiratórias

Amor e Sexo

Levantamento realizado pelo aplicativo de relacionamentos happn apontou as regiões do Brasil onde as pessoas dão os melhores beijos

Receitas

Ama um café coado quentinho de manhã? Então descubra como deixá-lo ainda mais perfeito com essas dicas simples

Comportamento

Psicanalista analisa estupro matrimonial exposto no “Casamento às Cegas” e explica os sinais desse tipo de violência dentro do relacionamento