Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Vitiligo: conheça os sintomas, tratamento e impacto da doença
O vitiligo não tem cura, mas tem tratamento - Foto: Shutterstock

Saúde

Vitiligo: conheça os sintomas, tratamento e impacto da doença

O vitiligo é uma doença não contagiosa caracterizada por manchas claras que se desenvolvem na pele

O vitiligo é uma doença crônica caracterizada por manchas brancas devido à ausência ou diminuição do pigmento natural da pele, a melanina. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), mais de um milhão de brasileiros convivem com a doença.

A médica especialista em dermatologia Flávia Villela, explica que o vitiligo é uma doença autoimune, não contagiosa, que não tem cura, mas possui tratamento. A condição é causada por fatores genéticos, emocionais e por outras doenças autoimunes.

Além disso, fatores externos podem contribuir para o aparecimento ou agravamento das manchas que aparecem no rosto, cotovelos, joelhos, mãos, pés e genitais. Elas decorrem da perda gradativa da pigmentação devido à formação de linfócitos T que destroem os melanócitos, células responsáveis pela produção de melanina no organismo.

Tratamento do vitiligo

A especialista ressalta que além das manchas por todo o corpo, a sensibilidade e a dor também podem impactar nessas lesões de pele. Por isso, é fundamental que o diagnóstico do vitiligo aconteça no início das manifestações. 

De acordo com Villela, o tratamento pode ser realizado pela associação de tecnologias estéticas para manchas, como procedimentos a laser que estimulam a produção de melanócitos, reduzem a inflamação e aliviam a descamação. Também é importante que o paciente não exponha as manchas ao sol para preservar a pele dos efeitos dos raios solares. 

“Os procedimentos de consultório atuam em todas as formas clínicas do vitiligo, que vão desde segmentar, com manchas distribuídas unilateralmente, como também universal, por quase todo corpo. As sessões de fototerapia com radiação ultravioleta também apresentam excelentes resultados e medicamentos como tacrolimo, derivados de vitamina D e corticosteróides são exemplos de medicações que ajudam no tratamento da doença”, finaliza a médica.

Mais notícias como essa

Receitas

Rico em vitaminas, minerais e fibras, inhame ajuda a reduzir o colesterol, auxilia no controle das cãibras e melhora a saúde intestinal

Estilo de Vida

Se você tem sentido a falsidade das pessoas ao seu redor te afetando, experimente esses rituais poderosos contra isso

Amor e Sexo

Urinar após o sexo, evitar preservativos com aromas e outras práticas podem ajudar no combate à doenças e desconfortos

Moda

O inverno já chegou e é a hora de usar aqueles casacos e jaquetas lindos; veja quais são as tendências da moda inverno neste...