Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Xô, gripe! Confira 8 dicas para fortalecer a imunidade no outono
Saiba o que fazer para prevenir a gripe durante o outono - Foto: Shutterstock

Saúde

Xô, gripe! Confira 8 dicas para fortalecer a imunidade no outono

Infectologista revela maneiras simples de aumentar as defesas do organismo e prevenir infecções respiratórias

A redução gradativa das temperaturas durante o outono pode enfraquecer a imunidade, deixando o organismo mais suscetível a infecções respiratórias como a gripe. Por isso, é preciso se atentar à saúde nessa época do ano e buscar maneiras de se proteger contra essas doenças. Abaixo, você confere 8 dicas do infectologista do Hcor (Hospital do Coração), em São Paulo, Dr. Guilherme Furtado, para fortalecer seu sistema imunológico no outono e prevenir o surgimento da gripe. 

1. Evite álcool e tabaco

Tanto o cigarro, quanto o consumo de bebidas alcoólicas baixam a imunidade, deixando o organismo sem defesa e predisposto a doenças. Portanto, evite-os!

2. Beba água

Manter-se bem hidratado é fundamental para eliminar as toxinas do corpo e deixar o muco do trato respiratório mais fluido.

3. Atenção ao clima seco

Utilizar um umidificador pode ser uma boa saída para dificultar a permanência de vírus no ar. Mas, cuidado para não exagerar e favorecer o surgimento de fungos.

4. Alimente-se bem

Alimentação rica em nutrientes e vitaminas é fundamental para evitar a gripe e outras doenças respiratórias. Sendo assim, tenha uma dieta com alimentos integrais, frutas, vegetais, nozes e sementes. 

5. Aprecie o ar livre

Saia um pouco de casa, nem que seja para ir até o quintal ou à varanda do apartamento. Tomar ar fresco e abastecer o estoque de vitamina D com o sol são atitudes fundamentais para fortalecer a imunidade.

6. Durma bem

Durante o sono, nosso corpo libera citocina, substância fundamental para fortalecer o sistema imunológico contra a gripe. Ou seja, dormir bem é parte importante nesse processo. 

7. Evite o estresse

Nem sempre é possível evitá-las, mas reduzir o estresse no dia a dia ajuda a manter a saúde mental e, consequentemente, a imunidade. 

8. Exercite-se

A prática regular de exercícios físicos também contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, pois eleva o fluxo sanguíneo e a circulação de glóbulos brancos pelo corpo.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Receitas

Consumir alguns legumes com casca vai facilitar a sua vida e ainda trazer vários benefícios para o seu organismo; veja quais

Beleza

Segundo dermatologista, o cortisol, hormônio causador do estresse, acelera o envelhecimento e agrava doenças de pele

Estilo de Vida

As festas juninas começam, geralmente, a partir do dia 1° de junho, mas existem variações; confira!