Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Especialista revela algumas medidas práticas que ajudam a tratar a retenção de líquidos e reduzir o inchaço corporal
Saiba como controlar a retenção de líquidos - Foto: Shutterstock

Saúde

Xô, inchaço! 4 dicas para evitar a retenção de líquido

Especialista revela algumas medidas práticas que ajudam a tratar a retenção de líquidos e reduzir o inchaço corporal

A retenção de líquido pode causar desconforto em diferentes partes do corpo, como pés, tornozelos, pernas, mãos e abdômen. Esse problema acontece quando há um acúmulo excessivo de água nos tecidos do organismo, resultando em sensação de peso, inchaço e dor. A retenção também pode provocar edemas visíveis, deixando a pele mais brilhante e sensível devido ao acúmulo localizado.

Existem muitas causas possíveis, incluindo desequilíbrios hormonais, doenças renais ou cardíacas, gravidez, problemas circulatórios, uso de certos medicamentos e hábitos de vida sedentários. Esse acúmulo pode trazer prejuízos para a saúde, mas existem medidas que auxiliam no controle deste problema. 

Abaixo, a fisioterapeuta e consultora da HTM Eletrônica, Renata Taylor, elencou algumas dicas que ajudam a tratar e prevenir a retenção de líquido. Confira: 

1. Beba água

A ingestão regular de água é essencial para o bom funcionamento do organismo, já que o corpo é 70% composto por líquidos. Beber água ajuda a limpar o corpo e eliminar toxinas, combatendo os inchaços. Outras bebidas, como chás e sucos, também têm efeito diurético. 

A prática deve ser incentivada desde a infância para que se torne um costume ao longo da vida. Para adultos, é recomendado carregar uma garrafa de água e usar lembretes ou aplicativos para estimular a hidratação adequada. São necessários pelo menos 2 litros diários.

2. Tenha uma alimentação equilibrada

Uma alimentação balanceada resulta em uma boa qualidade de vida e disposição para as atividades diárias. No entanto, algumas comidas podem causar ou piorar o inchaço corporal. Alimentos ricos em sal, como embutidos, enlatados, molhos industrializados e fast foods, fazem o corpo reter mais água.

Então, sempre que puder, opte por uma alimentação mais natural. Mas não precisa abandonar de vez as gostosuras, viu? Você pode consumir alimentos pouco saudáveis de vez em quando, sem comprometer a dieta. O importante é manter o equilíbrio para evitar outros problemas de saúde.

3. Pratique exercícios físicos

A prática regular de exercícios físicos é uma das melhores maneiras de combater a retenção de líquido, pois ajuda a estimular a circulação sanguínea e linfática, promovendo a eliminação de toxinas e excesso de líquidos retidos nos tecidos. 

Por isso, é importante incluir exercícios físicos em sua rotina diária, sempre com acompanhamento profissional adequado para evitar lesões e maximizar os benefícios à saúde.

4. Realize sessões de drenagem linfática

O tratamento consiste em uma técnica de massagem localizada e delicada, que pode ser aplicada tanto manualmente quanto através de equipamentos específicos.

Por meio de movimentos suaves e repetitivos, a técnica visa estimular a circulação do sistema linfático, fazendo com que os líquidos acumulados passem a fluir naturalmente, sendo absorvidos de volta pelo organismo.

Mais notícias como essa

Saúde

Tratamentos estéticos para tratar manchas e pintas escuras podem acelerar quadro de câncer de pele

Estilo de Vida

Existem várias dicas que você pode seguir para lidar com o seu karma e equilibrá-lo; descubra quais são elas

Receitas

Apesar de a batata ser vista injustamente como um “alimento que engorda”, ela pode sim ser incorporada em uma dieta saudável

Pets

Veterinária explica as razões que levam a esse comportamento e como ajudar o pet a se sentir confortável em casa