Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Dermatologista explica os efeitos da esfoliação com café e orienta sobre a utilização correta na pele
Esfoliação com café contribui para a limpeza da pele - Foto: Shutterstock

Beleza

Esfoliação com café: conheça os benefícios para a pele

Dermatologista explica os efeitos da esfoliação com café e orienta sobre a utilização correta na pele

Além de estar entre as bebidas mais consumidas no mundo, o café pode ser um aliado para a beleza da pele. Fonte de antioxidantes, o café protege a pele contra os radicais livres, substâncias que aceleram nosso processo de envelhecimento.

Segundo o dermatologista José Roberto Fraga Filho, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a esfoliação com café ajuda a uniformizar o tom da pele e deixá-la mais luminosa. 

“Mas, se a esfoliação for muito agressiva ocorre uma quebra de barreira, inflamação com posterior hipercromia. Por isso, deve ser delicada”, destaca o diretor clínico do Instituto Fraga de Dermatologia.

Como fazer a esfoliação com café 

O especialista orienta fazer a esfoliação após a limpeza da pele. Misture a borra de café com algum óleo vegetal como o de coco e aplique sobre a pele. Faça movimentos circulares e evite áreas sensíveis com pálpebras e lábios. 

A esfoliação com café pode ser feita no rosto, corpo e também no couro cabeludo. De acordo com José Roberto, ao usar nos cabelos, a esfoliação remove as células mortas do local e, com a ação antioxidante do café, faz que ocorra uma melhor perfusão sanguínea no folículo capilar favorecendo a saúde dos fios.

No entanto, é recomendado não esfoliar a pele ou o couro cabeludo por muitos dias, pois isso provoca um efeito rebote, que piora a oleosidade na região. O ideal é fazer a esfoliação com café duas vezes na semana e aplicar um hidratante de acordo com o seu tipo de pele após a esfoliação. 

Atenção com a pele sensível 

No caso da pele acneica e sensível é preciso atenção quanto ao uso da esfoliação de café. Isso porque em áreas com acne ativa existe o risco de levar a bactéria para outros lugares e piorar a inflamação. Além disso, pacientes com pele sensível como aqueles que têm dermatite atópica podem ter uma piora do quadro.

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Influenciadora mística Nanda Silveira explica o que pode atrapalhar a Lei da Atração e dá algumas dicas para você conseguir atrair o que pensa

Beleza

Corte curto e cheio de movimento é tendência entre celebridades; conheça o choppy bob e saiba como utilizar

Saúde

Especialista alerta sobre as doenças inflamatórias intestinais e a importância do diagnóstico precoce

Receitas

Se o seu bolo ficou seco demais, assou mais do que o esperado ou até ficou solado, pode ser possível reaproveitá-lo de alguma forma