Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Você costuma diluir o shampoo para economizar? Saiba se o hábito pode causar danos à saúde capilar
Diluir o shampoo não interfere na fórmula do produto - Foto: Shutterstock

Beleza

Diluir o shampoo faz mal para o cabelo? Especialista responde

Você costuma diluir o shampoo para economizar? Saiba se o hábito pode causar danos à saúde capilar

Diz aí: quem nunca diluiu um shampoo com água para fazer render e durar ainda mais, hein? Com os produtos do supermercado cada vez mais caros, certos truques no dia a dia nos ajudam a economizar. Mas será que isso faz o shampoo perder a sua eficácia? A especialista em medicina capilar Patrícia Marques garante que não faz mal, pelo contrário

“Quando a gente aplica o shampoo direto no couro cabeludo, o produto entra em contato somente com uma pequena área, podendo promover um ressecamento dos fios. O que a gente espalha, na verdade, é a espuma, ela também possui ativos, mas em quantidade menor, então diluir o shampoo em água e aplicar no cabelo faz com que a superfície do couro cabeludo que entra em contato com esses ativos seja maior, ou seja, a lavagem torna-se mais eficiente”, esclarece. 

Como diluir o shampoo? 

A especialista explica que diluir o shampoo está recomendado para todo e qualquer tipo de cabelo e afirma que isso não interfere na fórmula do produto. No entanto, o ideal é fazer a diluição no momento da lavagem dos cabelos, preferencialmente em uma cumbuca de cerâmica pequena, mas se não tiver, pode ser de outro material como inox ou acrílico, sempre tomando cuidado para não escorregar, cair e quebrar. 

De acordo com Patrícia, não existe uma proporção exata, seria mais ou menos um a um. Ou seja, uma parte de shampoo e outra parte igual de água, até que o produto fique bem fluído. Pode misturar com as mãos ou com o auxílio de um pincel, e depois é só aplicar no couro cabeludo massageando e espalhando bem. 

“Isso faz com que a eficácia da limpeza seja melhor porque geralmente, a gente acaba espalhando espuma e a quantidade de ativos na espuma é menor. Desta forma, usando o shampoo diluído, os ativos têm um contato maior com o couro cabeludo. Então, ao contrário do que se pode pensar, [diluir o shampoo] aumenta a eficácia do produto porque estamos espalhando mais”, revela.   

A profissional reforça que o shampoo foi feito para usar com água. Naturalmente, nós já fazemos uma pequena diluição dele ao aplicar nos cabelos molhados, então aumentar essa diluição só ajuda a espalhar melhor os ativos no couro cabeludo e não só a espuma. A quantidade do tamanho de uma moeda diluída em água é suficiente para uma lavagem econômica e ainda mais eficaz.

Mais notícias como essa

Comportamento

Está sem criatividade do que compartilhar ou enviar para seu par nesse Dia dos Namorados? Inspire-se com essas belas mensagens de amor

Pets

A flora intestinal dos animais de estimação desempenha um papel importante na manutenção do equilíbrio do organismo

Moda

Inspirada na estética esportiva de tenistas, o tenniscore está em alta no universo da moda; saiba como aderir

Comportamento

Especialista explica o termo “vínculo fantasma”, que tem sido muito discutido nas redes sociais e pode ser confundido com o ghosting