Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Dermatologista explica as causas dos cabelos brancos e esclarece mitos e verdades sobre o assunto
Cabelos brancos também podem ser charmosos - Foto: Shutterstock

Beleza

Cabelos brancos: veja 5 mitos e verdades sobre fios grisalhos

Dermatologista explica as causas dos cabelos brancos e esclarece mitos e verdades sobre o assunto

Há quem queira esconder, disfarçar, cuidar e mostrar, mas há também quem nem consegue imaginar encontrar um na cabeça. Já sabe do que estamos falando? Sim, são eles: os cabelos brancos.

Segundo o médico dermatologista Fraga Neto, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar (ABCRC), à medida que vamos envelhecendo, nossos melanócitos (células produtoras de melanina) começam a ser menos eficientes, e nossos fios vão gradualmente perdendo sua cor, ficando brancos ou grisalhos. 

Essa diminuição é causada principalmente pelo envelhecimento natural e por fatores genéticos. Além disso, o embranquecimento dos fios pode também estar relacionado com a deficiência de algumas vitaminas, alterações da tireóide e algumas doenças autoimunes como o vitiligo.

“A deficiência de algumas vitaminas, como são as do complexo B, especialmente a B12 e D, pode contribuir principalmente para o surgimento precoce dos cabelos brancos. A falta de ferro e zinco também pode influenciar na despigmentação dos fios. Porém, é importante ressaltar que os fatores genéticos e o envelhecimento natural são as principais causas”, destaca Neto.

Pensando em esclarecer algumas dúvidas sobre os fios embranquecidos, o médico dermatologista também trouxe os principais mitos e verdades sobre cabelos brancos. Confira: 

Mitos e verdades sobre cabelos brancos

1. Fios brancos são mais secos?

Verdade! Os cabelos brancos tendem a ser mais secos, ásperos e frágeis. Isso acontece porque o fio grisalho geralmente tem suas cutículas abertas, o que faz com que percam nutrientes e outros componentes com mais facilidade, fazendo com que fiquem mais ressecados. Outro motivo é a ausência de melanina. Além de dar cor, ela também ajuda a manter a hidratação do fio. Sem ela, o cabelo fica mais ressecado e menos maleável.

2. Se eu arrancar um fio branco, nascem dois nesse local?

Mito! Arrancar um fio branco não faz com que nasçam dois no mesmo lugar. Mesmo após a extração do fio branco, o folículo piloso continuará a produzir um outro fio branco em seu lugar. Entretanto, essa prática não é recomendada pois o ato de arrancar os fios repetidamente pode danificar o folículo e levar a um afinamento do cabelo ou até à perda permanente do fio.

3. O estresse influencia no aparecimento dos fios brancos?

Verdade! O estresse emocional pode desencadear o surgimento precoce dos cabelos brancos. Alguns estudos sugerem que o estresse pode afetar as células-tronco que regeneram os melanócitos, acelerando o processo de despigmentação dos fios de cabelo. No entanto, a genética ainda é o fator predominante.

4. O cabelo branco pode ficar amarelado?

Verdade! Cabelos brancos podem ficar amarelados devido a diversos fatores, como exposição solar, poluição, uso de produtos inadequados ou até pela deposição de resíduos de água rica em minerais. O uso de shampoos específicos pode ajudar a neutralizar esse amarelamento.

5. Colorir o cabelo faz com que os fios embranquecem mais rápido?

Mito! Pintar o cabelo não influencia na velocidade com que os fios embranquecem. O processo de embranquecimento dos fios de cabelo é determinado principalmente por fatores genéticos e pelo envelhecimento natural, o tingimento recorrente não altera o ciclo de vida dos melanócitos, portanto não tem influência alguma.

Mais notícias como essa

Comportamento

Está sem criatividade do que compartilhar ou enviar para seu par nesse Dia dos Namorados? Inspire-se com essas belas mensagens de amor

Pets

A flora intestinal dos animais de estimação desempenha um papel importante na manutenção do equilíbrio do organismo

Moda

Inspirada na estética esportiva de tenistas, o tenniscore está em alta no universo da moda; saiba como aderir

Comportamento

Especialista explica o termo “vínculo fantasma”, que tem sido muito discutido nas redes sociais e pode ser confundido com o ghosting