Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Você sabia que hoje é o Dia Internacional da Igualdade Feminina?
Você sabia que hoje é o Dia Internacional da Igualdade Feminina? - Shutterstock

Comportamento

Dia Internacional da Igualdade Feminina: saiba mais sobre a data

Entenda a importância do Dia Internacional da Igualdade Feminina e o que é comemorado e reivindicado no dia 26 de agosto

Hoje, 26 de agosto, é comemorado o Dia Internacional da Igualdade Feminina. Uma data muito importante para celebrar as conquistas das mulheres em relação à igualdade de gênero e refletir sobre aquilo que ainda precisa ser modificado nesse sentido. Mas você sabe por que comemoramos essa data? Ou quais exatamente são as razões que fazem com que ela seja tão importante?

Veja a seguir um pouco mais sobre o Dia Internacional da Igualdade Feminina e a sua importância:

O que comemoramos no Dia Internacional da Igualdade Feminina?

O Dia Internacional da Igualdade Feminina é comemorado desde 1973, sempre no dia 26 de agosto. A data foi criada para celebrar a 19ª emenda constitucional dos Estados Unidos, de 1920, que garantiu o direito ao voto às mulheres do país.

Mesmo que no Brasil o voto feminino só tenha vindo mais tarde, em 1932, também comemoramos essa data como uma forma de lembrar essa grande conquista feminina. Mas não para por aí, viu?

Afinal, o Dia Internacional da Igualdade Feminina não serve apenas para comemorar conquistas passadas, mas também para trazer à tona aquelas que ainda precisam acontecer uma maior igualdade de gênero.

Importância

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), somente 37,4% dos cargos gerenciais são ocupados por mulheres no Brasil. Além disso, colaboradoras mulheres recebem aproximadamente 77,7% do salário que homens ganham no país. Apenas por esses dados, já dá para perceber que a igualdade feminina, especialmente no universo do trabalho, ainda não está tão próxima de ser alcançada, né?

E é exatamente a partir desse tipo de discussões e reflexões que as verdadeiras mudanças para melhor na igualdade de gênero no país começam. A partir da cobrança da população, muitas empresas, por exemplo, começaram a abrir mais espaço para mulheres em áreas consideradas “masculinas” por muito tempo.

É o caso da Achei Montador, um e-commerce de montagem de móveis. Após receber muitas solicitações de mulheres que diziam se sentir mais confortáveis recebendo uma montadora mulher em suas casas, a empresa começou o projeto “Achei Montadoras”. Em parceria com a Leo Social e com apoio do Sebrae e da ONG Mulheres do Brasil, a iniciativa ensina mulheres refugiadas e em vulnerabilidade social a trabalharem com a montagem de móveis.

Em outras áreas e empresas, as mulheres também têm ganhado mais espaço. Segundo o Confea, a presença feminina no mercado de trabalho saltou 28,1% entre 2016 e 2017. Para além disso, cursos de graduação em áreas como engenharia civil e aeronáutica registraram um crescimento no número de mulheres matriculadas neste período.

Dessa forma, é possível perceber que a luta das mulheres celebrada no Dia Internacional da Igualdade Feminina tem tido resultados. Porém, não dá para parar por aí. Ainda existe um longo caminho a ser trilhado até que haja igualdade de gênero de fato no Brasil e no mundo.

Mais notícias como essa

Beleza

Corte curto e cheio de movimento é tendência entre celebridades; conheça o choppy bob e saiba como utilizar

Saúde

Especialista alerta sobre as doenças inflamatórias intestinais e a importância do diagnóstico precoce

Estilo de Vida

Influenciadora mística Nanda Silveira explica o que pode atrapalhar a Lei da Atração e dá algumas dicas para você conseguir atrair o que pensa

Moda

As passarelas já têm mostrado quais calçados devem fazer sucesso no inverno; descubra e já prepare seu guarda-roupas para a estação