Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Especialista explica a importância do vínculo materno para o sono do bebê e dá dicas para ajudá-lo a dormir melhor
Relação entre mãe e filho traz segurança, qualidade e bem-estar - Foto: Shutterstock

Comportamento

Sono do bebê: entenda a importância do vínculo materno

Especialista explica a importância do vínculo materno para o sono do bebê e dá dicas para ajudá-lo a dormir melhor

A presença da mãe é extremamente importante para uma criança desde seu primeiro momento de vida, mas isso se estende à muito mais do que imaginamos. O desenvolvimento noturno, por exemplo, é um processo fundamental e que faz toda a diferença tê-la por perto. 

“Sabemos que a mãe ocupa papel essencial no desenvolvimento da criança, mas isso também se aplica ao sono do bebê, pois é ela quem irá estabelecer a dinâmica e cuidados que serão cruciais para proporcionar um ambiente conveniente ao sono. Dessa forma, será possível que o neném durma mais e melhor”, diz a consultora materno-infantil Eliana Dias. 

Para ajudar quem tem um neném em casa, a consultora especialista em sono do bebê separou três dicas valiosas para fortalecer o vínculo materno e ajudar o bebê a dormir melhor. Confira abaixo:

1. Estabeleça uma rotina de sono para o pequeno

Estabelecer uma rotina de sono é importante para fortalecer o vínculo com a criança e ajudá-la a dormir melhor. “Desde o nascimento, a mamãe pode criar uma rotina de sono, principalmente quando o bebê começa a perceber o mundo ao seu redor. Isso pode incluir atividades relaxantes, como um banho morno ou uma suave massagem. Isso irá ajudar o seu bebê a descansar e dormir”, afirma Eliana. 

2. Crie associações positivas para o sono

Criar associações positivas para o sono também é fundamental para a boa noite de sono, já que fazer a criança entender a importância da hora de dormir fará com que ela entenda que esse momento é tão delicioso quanto brincar. Quem sabe contar uma história ou cantar uma canção de ninar pode ajudar nessa hora.

3. Ofereça um ambiente agradável e confortável ao bebê

Oferecer um ambiente tranquilo para o bebê dormir é uma medida que pode fazer toda a diferença na qualidade do sono. “Adequar a temperatura, a entrada de luz e som e ter um berço confortável são pontos indispensáveis porque fazem parte do processo, assim como evitar estímulos desnecessários. Importante lembrar que o bebê também se desenvolve enquanto dorme e, exatamente por isso, esse momento precisa ser tão importante quanto o resto do dia”, finaliza Eliana. 

Mais notícias como essa

Comportamento

Está sem criatividade do que compartilhar ou enviar para seu par nesse Dia dos Namorados? Inspire-se com essas belas mensagens de amor

Pets

A flora intestinal dos animais de estimação desempenha um papel importante na manutenção do equilíbrio do organismo

Moda

Inspirada na estética esportiva de tenistas, o tenniscore está em alta no universo da moda; saiba como aderir

Comportamento

Especialista explica o termo “vínculo fantasma”, que tem sido muito discutido nas redes sociais e pode ser confundido com o ghosting