Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
A aposentadoria requer planejamento a longo prazo
A aposentadoria requer planejamento a longo prazo (Créditos: Shutterstock)

Finanças e Empreendedorismo

Como planejar a aposentadoria? Veja dicas para começar

Para garantir uma aposentadoria tranquila, é preciso começar a se planejar desde cedo; especialista explica como

Se existe alguém que não precisa se preocupar com a aposentadoria é a família real britânica, não é mesmo? Afinal, o patrimônio deixado pela rainha Elizabeth ll, que inclui propriedades reais, coleção de joias, obras de arte, entre outros bens, é estimado em US$ 28 bilhões (equivalendo a R$ 144 bilhões). 

Esse valor, com certeza, garantirá o bem-estar dos Windsor por gerações. Agora, para você que não teve a sorte de nascer na realeza, — e não é herdeira de nenhuma outra fortuna — começar a planejar a aposentadoria desde cedo é fundamental para ter estabilidade financeira no futuro, viu? 

O plano de aposentadoria deve começar cedo
O plano de aposentadoria deve começar cedo (Imagem: Shutterstock)

Isso porque, quanto antes você se organizar, mais tempo terá para juntar recursos. Mas, para que isso aconteça, primeiro é preciso definir qual renda será suficiente para garantir seu padrão de vida, depois de aposentada. “Com essa visão clara, podemos saber quanto precisaremos acumular”, afirma a especialista em carreira e bem-estar financeiro, Rebeca Toyama. 

“Essa visão também inclui a estimativa de até quando pretendemos trabalhar, portanto, o tempo que teremos para acumular o valor necessário para que nossa visão de futuro se realize. Ter clareza sobre o futuro que queremos, também, inclui os projetos que desejamos realizar antes da aposentadoria, afinal, a vida não teria graça se resumida a acumular dinheiro para gastarmos quando velhos”, ressalta ela.

Planeje-se

A aposentadoria, portanto, é um planejamento a longo prazo que exige organização e controle financeiro. Por isso, além de poupar, é necessário também ter “equilíbrio no orçamento doméstico”, como lembra Rebeca. Ou seja, controlar os gastos e evitar o endividamento para que, então, seja possível levar esse projeto adiante. 

Além disso, ela destaca outras cinco dicas essenciais para se aposentar com segurança:

  • Alinhe seu estilo de vida às metas financeiras; 
  • Envolva a família no planejamento e compartilhe suas metas;
  • Desenvolva as competências necessárias para fortalecer sua carreira;
  • Diversifique suas fontes de rendas;
  • Equilibre a vida profissional e pessoal.

Viu como é fácil equilibrar as finanças e planejar sua aposentadoria desde cedo? Confira essas e outras dicas no vídeo abaixo!

Fonte: Rebeca Toyama, especialista em educação corporativa, carreira e bem-estar financeiro, signatária do Pacto Global da ONU e mestre em Psicologia Clínica.

Mais notícias como essa

Pets

Médica-veterinária explica como o estilo de vida e a castração, por exemplo, influenciam em quanto tempo vive um gato

Moda

Confira aqui algumas dicas para incorporar o jeans ao seu visual e criar looks incríveis com diferentes peças!

Beleza

Com o inverno chegando, chegou a hora de montar um nécessaire ideal para a estação, com todos os itens indispensáveis em um clima mais...

Casa & Decor

Algumas pessoas, especialmente as iniciantes nos cuidados com plantas, têm dificuldade em saber quando elas podem estar morrendo