Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Aprenda como organizar suas finanças pessoais de forma simples e consiga manter as suas contas sempre em dia!
Veja dicas para organizar as finanças pessoais - Foto: Shutterstock

Finanças e Empreendedorismo

Finanças pessoais: 7 dicas para controlar o seu orçamento

Aprenda como organizar suas finanças pessoais de forma simples e consiga manter as suas contas sempre em dia!

Lidar com o dinheiro pode ser uma jornada complicada, mas não precisa ser um mistério! Em momentos de aperto financeiro, é natural querer evitar ficar com a conta no vermelho no fim do mês e, assim, buscar informações para melhorar as finanças pessoais, seja através de pequenas economias ou tentando reduzir as dívidas com instituições financeiras. 

Manter um equilíbrio financeiro não é apenas importante, mas essencial para garantir uma vida econômica estável e menos estressante. Dessa forma, é vital adotar práticas que nos permitam gerenciar nossas receitas, despesas e investimentos de forma eficaz. O controle financeiro não só nos ajuda a manter as contas em dia, mas também nos permite planejar metas a curto, médio e longo prazo. 

Pensando nisso, o Pravaler, empresa líder no acesso ao ensino superior e em soluções para o ecossistema de educação do Brasil, separou algumas práticas simples e eficazes para organizar e aprimorar suas finanças pessoais. Confira abaixo:

1. Anote tudo que você gasta e ganha

Se você não anota tudo o que ganha e gasta, provavelmente não sabe de verdade onde está gastando seu dinheiro. Para ter certeza disso, o melhor é fazer um orçamento no papel ou no computador. Anote o que você ganhou e o que gastou, além de anotar como você gastou. Assim, você vai saber onde anda gastando e onde pode cortar despesas. É um ótimo exercício de educação financeira!

2. Cada moedinha conta!

Agora que você já anotou tudo, explore seus gastos, descubra onde você pode economizar! Desafia-se a encontrar maneiras criativas de economizar alguns trocados aqui e ali. Isso ajuda a manter suas finanças pessoais em ordem.

3. Coloque suas contas no débito automático

Essa é uma prática simples e que pode te ajudar a não esquecer de pagar nenhuma despesa, inclusive as que são comuns todos os meses, como o aluguel, a água e a fatura do cartão de crédito. Você não precisa se preocupar com os prazos de pagamento! E para não perder a sensação de controle, você sempre pode conferir seu saldo pelo site do banco.

4. Reduza suas despesas pessoais

O recomendado é que as despesas pessoais não devem passar de 15% do orçamento. Neste caso, os custos com supermercado, celular e internet. Caso o valor mensal ultrapasse isso, você pode estar gastando o seu dinheiro de forma ineficaz. Inclusive, tenha muito cuidado com as promoções e não caia na tentação de comprar o que você não precisa por causa disso! 

5. Tenha uma margem de segurança

Muitas vezes parcelamos contas e não percebemos que, apesar de o dinheiro ser cobrado em partes, ele ainda vai ser cobrado. O resultado? Várias compras parceladas no cartão de crédito, tanto que o salário acaba assim que a fatura chega. Não deixe isso acontecer porque imprevistos acontecem e você pode precisar de dinheiro.

6. Reserve algum dinheiro para você

Depois de tantas regras difíceis de seguir e economias apertadas para fazer, sobra um dinheiro para investir no que você realmente gosta. Pague a mensalidade da academia, vá almoçar ou jantar fora naquele mês. Aproveite e escolha bem, 5% é uma pequena fatia e deve ser aplicada para a sua felicidade.

7. Planejamento financeiro

A prática da educação financeira é viciante! Por isso, após seguir as dicas e encontrar maneiras de lidar melhor com o dinheiro, você pode estabelecer metas realistas e traçar um caminho para alcançá-las. Com um pouco de planejamento, você vai perceber que não há limite para o que pode conquistar! 

Mais notícias como essa

Comportamento

Está sem criatividade do que compartilhar ou enviar para seu par nesse Dia dos Namorados? Inspire-se com essas belas mensagens de amor

Pets

A flora intestinal dos animais de estimação desempenha um papel importante na manutenção do equilíbrio do organismo

Moda

Inspirada na estética esportiva de tenistas, o tenniscore está em alta no universo da moda; saiba como aderir

Comportamento

Especialista explica o termo “vínculo fantasma”, que tem sido muito discutido nas redes sociais e pode ser confundido com o ghosting