Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Saiba como identificar problemas nas fezes dos cães
Saiba como identificar problemas nas fezes dos cães - Shutterstock

Pets

Como saber quando há algo errado com seu cão por meio das suas fezes?

Questões ligadas ao formato e consistência das fezes dos cães podem indicar problemas de saúde do animal; saiba como

Assim como ocorre com os seres humanos, certas doenças nos cães podem se manifestar, entre outras formas, por meio das suas fezes. Por isso mesmo, é sempre importante que os tutores estejam de olho para ver se há algo de estranho com elas.

“Fezes amolecidas podem significar algo que comeu e não fez bem, ou então alguma infecção intestinal mais grave, como é o caso de doenças virais comuns em cães, como a parvovirose. Já cocô com presença de parasitos podem significar que o animal deve tomar vermífugo”, explica a médica-veterinária Aline Ambrogi.

Além disso, ela, que é docente do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), explica que, se as fezes estiverem muito duras, é sinal de que o animal está desidratado ou bebe pouca água, podendo apresentar sinais de constipação. Quando há sangue, por outro lado, é indicativo de infecção grave, como a giardíase.

Então, como são as fezes saudáveis? De acordo com a médica-veterinária, elas devem ser ovaladas e amarronzadas, sendo que a quantidade e a cor podem variar de acordo com o que o animal come.

“Um animal que come uma ração com ingredientes de qualidade ruim faz mais cocô do que aquele que come uma ração de altíssima qualidade e que tenha em sua composição ingredientes de alta digestibilidade”, explica.

Prevenção é importante

Para que seu animal e, consequentemente, as fezes dele, fiquem saudáveis, é preciso se prevenir e garantir que o cão tenha hábitos saudáveis. “Em geral, animais que comem bem, bebem bastante água, são vacinados e vermifugados, terão as fezes saudáveis”, comenta Aline.

Além disso, sempre que houver qualquer mudança nas fezes do pet, é preciso levá-lo a um médico-veterinário para consulta e exames.

E quando os animais começam a comer as fezes?

Aline explica que esse comportamento de comer as próprias fezes, que preocupa muito tutores, pode ocorrer nos cães por várias razões.

“A primeira é quando há uma deficiência nutricional importante na dieta do animal e ele tenta repor esses nutrientes ingerindo as próprias fezes”, explica. Assim, é muito importante a alimentação correta para esses animais.

Outra causa bastante comum é quando o animal tem esse comportamento para chamar a atenção do dono, sendo uma alteração de comportamento. Uma raça que costuma apresentar esse distúrbio comportamental é o Shih Tzu, de acordo com a especialista.

Mais notícias como essa

Saúde

Saiba quanto tempo antes de dormir você deve parar de beber café e qual é a quantidade máxima de cafeína recomendada para não perder...

Beleza

Procedimento proporciona mais sustentação à mama e à prótese de silicone em mamoplastias e mastopexias; especialista explica

Amor e Sexo

Estudo realizado por aplicativo de relacionamento apontou a opinião de homens e mulheres sobre as camisas de time de futebol no date

Estilo de Vida

Está em busca de um amor para chamar de seu? Siga essas simpatias com batatas para conseguir o seu objetivo