Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Veterinária explica as razões que levam a esse comportamento e como ajudar o pet a se sentir confortável em casa
Gato se escondendo pode ser sinal de estresse - Foto: Shutterstock

Pets

Seu gato vive se escondendo? Entenda os motivos por trás disso

Veterinária explica as razões que levam a esse comportamento e como ajudar o pet a se sentir confortável em casa

Os gatos adoram procurar refúgio em locais fechados e se esconder, seja dentro de caixas ou até mesmo debaixo da cama. Esse comportamento natural da espécie é utilizado para descansar, brincar, ou até mesmo para trazer conforto perante a novas situações.

Porém, o seu pet está passando mais tempo do que o habitual nos esconderijos? Esse pode ser um sinal de que ele está lidando com uma situação estressante, como alterações na rotina ou até mesmo a mudança para um novo lar.

Desta forma, entender os motivos por trás do comportamento é essencial para proporcionar mais conforto e segurança. Abaixo, a médica veterinária gerente de produto da unidade de Animais de Companhia da Ceva Saúde Animal, Marina Tiba, listou cinco razões pelas quais o gato pode estar se escondendo. Confira!

Personalidade tímida

Alguns gatos têm uma inclinação natural para serem tímidos. Eles preferem espaços calmos e privados para se sentirem à vontade. Respeitar o tempo e o espaço do pet é essencial e deve-se oferecer opções de esconderijos seguros, como caixas ou caminhas aconchegantes.

Estresse

Se o gato está se escondendo mais do que o habitual, isso pode ser sinal de que algo o está incomodando. O tutor deve observar fatores que podem estar gerando estresse, como alterações na rotina, a chegada de um novo membro, ou até mesmo a mudança para uma nova casa. Neste caso, o animal poderá apresentar outros sinais de estresse, como arranhaduras em locais inadequados ou marcação urinária.

Adaptação à nova casa

Mudar de ambiente pode ser desafiador para os gatos. Eles precisam de tempo para se acostumar. Se esse for o caso, permita que o pet se esconda, fornecendo espaços seguros e familiares, isso fará com que o pet se sinta confortável e comece, aos poucos, a explorar e interagir com o novo lar.

Sensibilidade a barulhos

Gatos são sensíveis a sons altos. Barulhos repentinos, como equipamentos de manutenção, aspiradores de pó e até mesmo sons fora do habitual podem assustá-los, levando-os a se esconder.

Alterações no ambiente

Os gatos gostam de previsibilidade, sendo assim, quando algo muda em seu ambiente é natural que ele se esconda para lidar com o desafio. Portanto, procure criar uma atmosfera positiva, calma e tranquila para diminuir o estresse do animal. 

Como lidar com o gato que se esconde?

Adicionalmente, o tutor pode investir em medidas simples, como investir no enriquecimento ambiental, com arranhadores, brinquedos e quebra-cabeça com petiscos, desta forma o animal ficará entretido e terá menos tempo para ficar no esconderijo.

Além disso, o uso de feromônios pode auxiliar no controle do problema. Quando sente este odor característico, o gato interpreta que aquele ambiente em que ele está é seguro e que não existe necessidade de se preocupar com perigos ou ameaças, fazendo com que ele se sinta no controle da situação.

Observar e compreender os hábitos dos gatos é essencial para garantir seu bem-estar. Enquanto é normal que eles se escondam ocasionalmente, um comportamento excessivo pode ser um sinal de estresse ou desconforto. Mas com paciência é possível ajudar os felinos a se sentirem seguros e acolhidos.

Mais notícias como essa

Saúde

Saiba quanto tempo antes de dormir você deve parar de beber café e qual é a quantidade máxima de cafeína recomendada para não perder...

Receitas

Algumas dicas podem te ajudar a facilitar as compras de supermercado e não passar horas do seu dia nessa tarefa

Beleza

Procedimento proporciona mais sustentação à mama e à prótese de silicone em mamoplastias e mastopexias; especialista explica

Amor e Sexo

Estudo realizado por aplicativo de relacionamento apontou a opinião de homens e mulheres sobre as camisas de time de futebol no date