Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Vegetal rico em fibras, vitaminas e minerais pode ajudar a controlar o peso, melhorar a imunidade e a saúde de pele e cabelos
Espinafre é um vegetal versátil repleto de nutrientes - Foto: Shutterstock

Receitas

Espinafre: descubra 9 benefícios da hortaliça para a saúde

Vegetal rico em fibras, vitaminas e minerais pode ajudar a controlar o peso, melhorar a imunidade e a saúde de pele e cabelos

O espinafre é uma hortaliça de folhas verdes originária da Pérsia reconhecida por seu perfil nutricional e os múltiplos benefícios que oferece à saúde. Além de ser fácil de encontrar, é uma opção acessível, versátil e prática para incluir na alimentação diária. 

Segundo a nutricionista Adriana Stavro, o espinafre é um alimento repleto de nutrientes, entre eles, destacam-se as fibras, vitaminas A, C, K e do complexo B, minerais como ferro, cálcio e potássio e compostos antioxidantes. 

O espinafre pode ser usado no preparo de diversos pratos deliciosos. Para quem tiver o interesse de incluí-lo na alimentação, a nutricionista Adriana Stavro elencou alguns dos principais benefícios do espinafre para a saúde. Confira!

Benefícios do espinafre para a saúde

1. Controle da pressão arterial

O potássio presente no espinafre ajuda a controlar a pressão arterial ao neutralizar os efeitos negativos do sódio, promovendo a excreção de sódio pelos rins e relaxando os vasos sanguíneos.

2. Saúde ocular

O espinafre contém luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem os olhos contra danos da luz azul e reduzem o risco de degeneração macular e catarata.

3. Controle do peso

Rico em fibras e com baixa densidade calórica, o espinafre pode ajudar no controle do peso ao proporcionar saciedade com poucas calorias.

4. Diminuir constipação

O espinafre é rico em fibras insolúveis, as quais adicionam volume às fezes à medida que o alimento passa pelo sistema digestivo, prevenindo a constipação.

5. Controle do diabetes

O espinafre contém um antioxidante conhecido como ácido alfa lipóico, que reduz os níveis de glicose, aumenta a sensibilidade à insulina e previne alterações induzidas pelo estresse oxidativo em pacientes com diabetes.

6. Saúde óssea

A vitamina K presente no espinafre atua como modificador das proteínas da matriz óssea, melhorando a absorção de cálcio e reduzindo a quantidade de cálcio eliminado pela urina.

7. Pele e cabelo saudáveis

O espinafre é rico em vitamina A, que regula a produção de óleo na pele e nos folículos capilares, prevenindo a acne. O vegetal também fornece vitamina C, que é importante para a síntese e manutenção do colágeno, fundamental para a estrutura da pele e do cabelo.

8. Melhora da imunidade

As vitaminas A e C reforçam o sistema imunológico, ajudando o corpo a combater infecções como gripes e resfriados, que são comuns em períodos de temperaturas mais baixas.

9. Alimento é baixo em FODMAPs

O espinafre é uma ótima opção para pessoas com síndrome do intestino irritável ou distúrbios digestivos, pois é baixo em FODMAPs, sigla para oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis fermentáveis, tipos de carboidratos que podem ser difíceis de digerir para algumas pessoas.

Mais notícias como essa

Comportamento

Está sem criatividade do que compartilhar ou enviar para seu par nesse Dia dos Namorados? Inspire-se com essas belas mensagens de amor

Pets

A flora intestinal dos animais de estimação desempenha um papel importante na manutenção do equilíbrio do organismo

Moda

Inspirada na estética esportiva de tenistas, o tenniscore está em alta no universo da moda; saiba como aderir

Comportamento

Especialista explica o termo “vínculo fantasma”, que tem sido muito discutido nas redes sociais e pode ser confundido com o ghosting