Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Além de seu uso culinário, o cardamomo é valorizado por suas propriedades medicinais; veja lista de benefícios
Cardamomo ajuda a combater doenças crônicas - Foto: Shutterstock

Receitas

Cardamomo: conheça 6 benefícios para a saúde

Além de seu uso culinário, o cardamomo é valorizado por suas propriedades medicinais; veja lista de benefícios

O cardamomo é uma erva aromática que pertence à família do gengibre, conhecida como Zingiberaceae. A planta é nativa da Índia e pode ser encontrada como frutos secos inteiros, moídos, em sementes, ou até mesmo como óleo essencial.

Bastante presente na culinária asiática, a especiaria é utilizada em diferentes pratos, desde salgados, doces e bebidas como chás. Mas, além de seu uso culinário, o cardamomo é valorizado por suas propriedades medicinais. 

A erva é rica em antioxidantes e possui propriedades digestivas, antiinflamatórias e expectorantes, sendo um poderoso aliado no combate a diversos problemas que atingem nosso organismo. 

Para quem quiser aproveitar as suas vantagens, o Alto Astral consultou a médica pós-graduada em Nutrologia, Dra. Patrícia Santiago, que preparou uma lista com seis benefícios do cardamomo para a saúde. Confira!

Principais benefícios do cardamomo

1. Propriedades antioxidantes

O cardamomo contém compostos antioxidantes que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres no organismo, reduzindo o risco de doenças crônicas. 

2. Ação anti-inflamatória

Seus compostos ativos têm propriedades anti-inflamatórias, o que pode ajudar a reduzir a inflamação e os sintomas associados a condições como artrite e doenças inflamatórias intestinais. 

3. Melhora da saúde digestiva

O cardamomo é conhecido por estimular a produção de enzimas digestivas, o que pode facilitar a digestão, aliviar a indigestão e reduzir a sensação de desconforto abdominal. 

4. Alívio de problemas gastrointestinais

A planta pode ajudar a aliviar problemas como gases, inchaço e cólicas intestinais, graças às suas propriedades carminativas e antiespasmódicas. 

5. Refresca o hálito

O cardamomo é usado tradicionalmente para refrescar o hálito devido ao seu aroma fresco e mentolado. Assim, mastigar sementes de cardamomo pode ajudar a combater o mau hálito

6. Promove a saúde respiratória

O cardamomo possui propriedades expectorantes e descongestionantes que podem ajudar a aliviar sintomas de gripe e resfriados como a congestão nasal, tornando a respiração mais fácil. 

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Influenciadora mística Nanda Silveira explica o que pode atrapalhar a Lei da Atração e dá algumas dicas para você conseguir atrair o que pensa

Beleza

Corte curto e cheio de movimento é tendência entre celebridades; conheça o choppy bob e saiba como utilizar

Saúde

Especialista alerta sobre as doenças inflamatórias intestinais e a importância do diagnóstico precoce

Receitas

Se o seu bolo ficou seco demais, assou mais do que o esperado ou até ficou solado, pode ser possível reaproveitá-lo de alguma forma