Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Especialista esclarece as principais dúvidas sobre o clareamento dental e alerta para os cuidados com receitas caseiras
Tire todas as suas dúvidas sobre o clareamento dental - Foto: Shutterstock

Saúde

Clareamento dental: veja mitos e verdades sobre o procedimento

Especialista esclarece as principais dúvidas sobre o clareamento dental e alerta para os cuidados com receitas caseiras

O desejo por um sorriso mais branco leva muitos brasileiros a procurar o clareamento dental, um dos procedimentos estéticos mais populares no país. No entanto, surgem diversas dúvidas devido a informações contraditórias encontradas principalmente nas redes sociais. 

Para esclarecer essas questões, a Dra. Alessandra Reis, professora associada da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e consultora da FGM Dental Group, respondeu os principais mitos e verdades sobre o clareamento dental para aqueles que têm interesse no procedimento. Veja abaixo:

Consumo de alimentos coloridos

Um dos principais questionamentos é sobre a necessidade de evitar café, vinho, refrigerantes e alimentos com corantes durante e após o tratamento. Estudos recentes indicam que não há necessidade de tais restrições se forem usados produtos de qualidade e seguidos os protocolos corretos, como escovar os dentes logo após consumir essas bebidas e alimentos.

Uso de luz no clareamento

Existe a crença de que o uso de luz durante o clareamento dental em consultório melhora os resultados. Estudos mostram que a luz não altera a cor dos dentes nem melhora os resultados do clareamento. Além disso, pode aumentar a sensibilidade dental, tornando o uso de luz desnecessário e oneroso.

Eficácia de produtos caseiros

Produtos como carvão ativado, cúrcuma, cremes dentais, gomas de mascar e enxaguantes bucais são frequentemente promovidos como clareadores dentais. Contudo, Alessandra ressalta que esses produtos não possuem propriedades clareadoras. Eles podem auxiliar na manutenção dos resultados após o clareamento profissional, mas produtos abrasivos como o carvão podem danificar a estrutura dental.

Durabilidade dos resultados

A estabilidade dos resultados do clareamento em consultório é outro ponto de dúvida. Produtos de alta qualidade, mesmo com alta concentração de peróxido de hidrogênio, proporcionam resultados duradouros. Com técnicas adequadas e pelo menos duas sessões clínicas, o clareamento profissional oferece resultados tão estáveis quanto o clareamento feito em casa pelo paciente, utilizando os produtos específicos indicados pelo dentista.

Mais notícias como essa

Comportamento

Está sem criatividade do que compartilhar ou enviar para seu par nesse Dia dos Namorados? Inspire-se com essas belas mensagens de amor

Pets

A flora intestinal dos animais de estimação desempenha um papel importante na manutenção do equilíbrio do organismo

Moda

Inspirada na estética esportiva de tenistas, o tenniscore está em alta no universo da moda; saiba como aderir

Comportamento

Especialista explica o termo “vínculo fantasma”, que tem sido muito discutido nas redes sociais e pode ser confundido com o ghosting