Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Veja como cuidar das suas toalhas de banho e quando trocá-las
Veja como cuidar das suas toalhas de banho e quando trocá-las - Foto: Shutterstock

Casa & Decor

Toalhas de banho possuem prazo de validade, sabia? Veja quando trocar

Especialista em higienização orienta sobre vida útil das toalhas de banho e dá dicas sobre como cuidar bem para durarem mais tempo

É comum que no dia a dia a maioria das pessoas se atentem para o prazo de validade de certos produtos, em especial os alimentos. Porém, existem outros itens, como os tecidos, que também possuem sua vida útil. Principalmente no caso das toalhas de banho, onde um cuidado maior se faz necessário.

Isso porque, toalhas são um utensílio de uso diário e fica exposta à umidade, calor e até mesmo bactérias. Por isso, o especialista em higienização José Previero explica que é importante observar a vida útil dessa peça.

“O banheiro é uma das áreas mais suscetíveis à proliferação de microrganismos como fungos, ácaros e bactérias de uma casa. A toalha ali presente se torna um abrigo propício para o acúmulo deles. Por mais que sejam feitas lavagens constantes, chega um momento em que não é mais indicado a higienização e sim a troca”, explica o profissional.

Validade das toalhas

Antes de mais nada, a validade das toalhas está relacionada à frequência de utilização. “Em circunstâncias de uso constante, estima-se que uma toalha de banho tenha uma vida útil de 1 a 3 anos, no máximo” afirma Previero.

O especialista orienta ainda que, para durar esse tempo, é importante que a higienização seja feita pelo menos uma vez por semana. “Quando nos secamos, a toalha, ela absorve algumas impurezas do nosso corpo, como células mortas da pele, fios de cabelos, entre outros resíduos. Isso faz com que haja um acúmulo de microrganismos com o passar do tempo, e, por mais que tenhamos a ideia de sairmos limpos do banho, a toalha precisa ser higienizada corretamente”, explica.

Cuidados essenciais

A lavagem e outros cuidados com a toalha, quando feitos da forma correta, são muito importantes para que a toalha dure por bastante tempo. Veja a seguir algumas dicas de Previero nesse sentido:

Lavar ao comprar

Essa regra é primordial, viu? Muitas toalhas ficam expostas ao toque nas lojas, sem contar que algumas marcas usam uma goma para que as peças fiquem bem alinhadas nas prateleiras. Portanto, é fundamental lavar esse item antes de usar.

Não lavar com excesso de sabão

Ao contrário do que muitos pensam, o excesso de sabão não contribui para uma melhor higienização. Na verdade, ele é um dos grandes responsáveis para que o tecido fique duro. Isso porque o acúmulo de resíduo obstrui as fibras, tornando-as menos suaves e impedindo a melhor absorção de água. Além disso, os resíduos de detergente na toalha podem causar irritação na pele.

Secar sempre à sombra

O sol direto no tecido, assim como o calor, danifica as fibras e acabam por enrugar e ressecar a toalha. A incidência de raios solares contribui ainda para o desbotamento da cor e pode remover totalmente a umidade das fibras, deixando-as ásperas. Ou seja, secar as toalhas à sombra é a melhor opção.

Seque sempre suas  toalhas de banho na sombra
Seque sempre suas toalhas de banho na sombra – Foto: Shutterstock

Não passar

Apesar do tecido esticado e alinhado causar aquela satisfação, o ferro de passar muitas vezes queima as fibras e o calor prejudica a qualidade do produto. Quando se trata de toalhas com tecidos mais delicados, como as de algodão egípcio, o resultado é terrível. Por isso, é melhor evitar.

Lavar separadamente

Nunca misture toalhas com outros tecidos, como lençóis e roupas, na hora de lavar. As toalhas costumam soltar pequenos fiapos que grudam nos outros itens, assim como as impurezas presentes neles. Nesse sentido, também é recomendável separar os itens por cores para evitar manchas.

Itens de cores diferentes devem ser separados para a lavagem
Itens de cores diferentes devem ser separados para a lavagem – Foto: Shutterstock

Higienizar com água fria

Assim como o sol e o ferro ressecam o tecido, a água quente também causa esse efeito. Portanto, sempre lave as toalhas com água fria. Outro fator importante é prestar atenção na recomendação da etiqueta do fabricante nesse momento. Em seguida, escolha o ciclo certo na máquina, sem ser leve ou pesado demais.

Fonte: José Previero, especialista em higienização da Quality Lavanderia

Mais notícias como essa

Saúde

Cobertores, casacos e blusas mal higienizadas podem provocar crises de rinite e outras alergias respiratórias

Amor e Sexo

Levantamento realizado pelo aplicativo de relacionamentos happn apontou as regiões do Brasil onde as pessoas dão os melhores beijos

Receitas

Ama um café coado quentinho de manhã? Então descubra como deixá-lo ainda mais perfeito com essas dicas simples

Comportamento

Psicanalista analisa estupro matrimonial exposto no “Casamento às Cegas” e explica os sinais desse tipo de violência dentro do relacionamento