Estilo de Vida

Insônia: saiba como dormir melhor através da meditação

Especialista explica como a meditação ajuda a relaxar e a melhorar a qualidade do sono para combater a insônia

Meditação reduz a insônia e sintomas de ansiedade - Foto: Shutterstock

A insônia é um distúrbio do sono caracterizado pela dificuldade de dormir. A condição pode estar relacionada a diversos fatores e atinge cerca de 72% de brasileiros, conforme demonstram dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Uma das causas mais comuns da insônia está relacionada à inquietação da mente, seja pelo estresse cotidiano, alimentação ou pela antecipação de algum evento importante. Além disso, outros transtornos, como ansiedade e depressão, também podem causar a privação de sono.

Gabi Frantz, mestre de meditação e pós-doutoranda em Medicina Natural pela Quantum University, explica que a insônia pode trazer muitos malefícios para a saúde. “Alguns dos principais sintomas são: irritabilidade, perda de concentração, cansaço extremo, prejuízos na memória e dores de cabeça”, ressalta a especialista.

De acordo com ela, é fundamental investigar a causa da privação de sono para combatê-la de forma eficiente e dependendo da causa do problema, é possível usar a meditação para reduzir a insônia e melhorar a qualidade do sono. 

Como funciona?

“Com a capacidade de aquietar a mente de maneira intencional, a meditação auxilia no relaxamento e colabora para um sono de melhor qualidade”, explica Gabi. “O trabalho com a respiração ajuda a oxigenar o cérebro e manter o paciente atento no momento presente durante todo o processo”.

Segundo a especialista, a prática consiste em concentrar-se de maneira profunda enquanto se questiona sobre como se sente. “Em um ambiente calmo e tranquilo, reflita sobre quais sensações está percebendo. Onde está a tensão no seu corpo? Existe algum tópico recorrente na sua mente?”, orienta. 

O objetivo da meditação é não se deixar levar por nenhum pensamento, reconhecendo sua presença total naquele momento. Apesar de parecer difícil no início, a recorrência vai tornando a prática mais fácil e, com o tempo, os praticantes poderão aproveitar de seus benefícios.

Benefícios da meditação

O hábito de meditar no dia a dia traz uma série de benefícios que possibilitam uma melhor qualidade do sono para os seus praticantes. Meditar antes de dormir, por exemplo, auxilia na desaceleração do metabolismo e reduz a ansiedade, facilitando o sono profundo e promovendo um maior descanso.

A prática também é capaz de mudar a química do corpo, através da regulação dos hormônios. “A meditação, assim como outras práticas de relaxamento, produzem endorfina, também conhecido como hormônio da felicidade, enquanto reduz a produção do cortisol – hormônio do estresse – e dos níveis de adrenalina do corpo”, comenta Gabi.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Beleza

O batom vermelho é um dos que ficam mais aparentes quando você borra na hora de passar, mas tem como usar ele sem esse...

Estilo de Vida

Alguns salmos poderosos podem te ajudar a ter mais dinheiro e prosperidade na vida; conheça alguns e ponha as orações em prática

Pets

Será que o condomínio tem o poder de impedir que haja cachorros em seus apartamentos? Tire essas e outras dúvidas

Sair da versão mobile