Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Veja qual é melhor para sua saúde, molho ou extrato de tomate
Veja qual é melhor para sua saúde, molho ou extrato de tomate - Shutterstock

Receitas

Molho ou extrato de tomate? Entenda as diferenças de uma vez por todas

Você sabe as diferenças entre o molho e o extrato de tomate e qual deles é mais saudável? Descubra as respostas aqui!

O que não falta são receitas deliciosas que usam molho ou extrato de tomate, não é mesmo? Afinal, ambos podem aparecer na pizza, no cachorro-quente, no bife à parmegiana, nas massas, entre vários outros pratos incríveis. Mas você sabe quais as diferenças entre esses dois ingredientes?

Basicamente, o extrato de tomate é feito apenas com a polpa dos tomates em si, em uma versão concentrada, sem usar muitos outros ingredientes. Por isso mesmo, gera molhos mais densos e geralmente precisa ser diluído antes do consumo.

Já o molho de tomate conta com o tomate já processado e diluído. Assim, não é preciso fazer nada com ele antes de usar em uma receita (a não ser que você goste de incrementar o molho antes de utilizá-lo). Esse ingrediente também costuma vir com temperos, como sal, orégano, manjericão e cebola. Ou seja, é mais prático quando não se quer gastar muito tempo na cozinha.

Qual é mais saudável?

Muitas pessoas se perguntam se é mais saudável usar o molho ou o extrato de tomate. Até porque o tomate em si é bastante benéfico para o organismo, uma vez que é fonte de vitaminas, protege o coração, controla o diabetes, melhora a visão e é bom para a saúde digestiva. Então, será que ambos os preparos são tão saudáveis quanto a fruta por si só?

Basicamente, a resposta é que o extrato costuma ser mais saudável que o molho. Isso porque, como os molhos já vêm com outros ingredientes além do tomate, isso pode incluir conservantes, além de uma grande quantidade de sal e açúcar e outras substâncias. Dessa forma, é sempre importante observar os ingredientes que aparecem neles e escolher apenas aqueles molhos que não contêm tantos ingredientes.

Ou seja, o extrato de tomate, que não contém esses ingredientes a mais, é, na maior parte das vezes, a opção mais saudável. Entretanto, vale sempre a pena analisar o rótulo de ambos.

Mais notícias como essa

Moda

Nesse momento de oscilação entre frio e calor conhecido como meia-estação, é preciso peças que se adaptem bem a diferentes temperaturas

Estilo de Vida

Influenciadora e especialista em Lei da Atração, Nanda Silveira lista as melhores técnicas de manifestação para encontrar sua alma gêmea

Astrologia

Saiba qual das fases da lua é a melhor para cada tipo de procedimento, tratamento ou mudança nos cabelos e por quê

Receitas

Com essas dicas, preparar um feijão delicioso e com o caldo na consistência certa vai ficar muito mais fácil