Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Veja em quantos pontos você se identifica em seu relacionamento
Veja em quantos pontos você se identifica em seu relacionamento - Shutterstock

Amor e Sexo

Sete coisas que acontecem em um relacionamento saudável

Especialista explica que é comum que pessoas que cresceram em lares disfuncionais não possuam uma referência do que é um relacionamento saudável

Ter um relacionamento saudável é o sonho de muita gente, não é mesmo? Estar com alguém que te valorize — do jeitinho que você é — e curtir a vida à dois realmente é uma sensação muito gostosa. Contudo, apesar de ser algo bom, a trajetória até encontrar alguém que seja a sua metade da laranja pode ser árdua e dolorosa.

Isso porque, dificilmente o primeiro relacionamento dura para sempre. Na verdade, isso é até considerado algo que acontece em filmes de romance… Às vezes é necessário quebrar a cara algumas vezes com as pessoas.

Só que nesse meio do caminho, estamos sujeitos a experiências desagradáveis, como relacionamentos que não fazem bem ao coração. Nem sempre isso acontece por vontade própria, mas por experiências intrínsecas ao ser humano. 

A psicóloga Kaytee Gillis explica que pessoas que cresceram em lares disfuncionais muitas vezes não possuem uma referência de como é ter um relacionamento saudável. “Muitos entram em seus próprios relacionamentos apenas para repetir padrões que juraram evitar — mas a familiaridade assume o controle na ausência de habilidades de enfrentamento mais saudáveis”, diz a especialista. 

É justamente por falta dessa referência que entender o que é saudável ou não na vida à dois pode ser uma tarefa confusa. Por isso, Gillis elencou as principais qualidades presentes em relacionamentos saudáveis que acontecem no dia a dia.

Tempo de qualidade é uma das características presentes em um relacionamento saudável
Tempo de qualidade é uma das características presentes em um relacionamento saudável (Foto: Shutterstock)

Respeito aos limites um do outro:

Principalmente quando estamos falando de tópicos sensíveis e do espaço pessoal que cada pessoa possui. Nem todo mundo se sente confortável de abrir o coração, viu?

Comunicação aberta:

Em um relacionamento saudável, o casal deve ter liberdade para expressar suas necessidades e desejos para o (a) parceiro (a).

Resolução de conflitos:

É comum que role aquela briguinha de vez em quando, mas isso não pode virar rotina! Então, é essencial que ambos se juntem para solucionar o problema da vez. 

Dois pesos, duas medidas:

É importante que nenhum dos dois na relação se sobrecarregue, por isso, vale usar seu senso de igualdade em tudo que afete a relação.

Compreensão:

É essencial que em um relacionamento saudável os parceiros se sintam compreendidos e amados. E isso independentemente do jeito que você é!

Segurança e verdade:

Também é importante que, mesmo amando estar juntos, vocês tenham liberdade, segurança e confiança para fazer atividades sem a companhia um do outro. Afinal, somos seres individuais e precisamos de um tempo sozinho para isso!

Intimidade e tempo de qualidade:

De acordo com Gillis,  é importante que, em um relacionamento saudável, o tempo que vocês passam juntos seja prazeroso e cheio de intimidades. Então, que tal investir em programas juntinhos e deliciosos para os dois?

Mas e aí, quantos pontos da lista da psicóloga Kaytee Gillis você conseguiu identificar dentro do seu relacionamento? Agora se você curtiu o texto, confira também no vídeo abaixo outras informações sobre o assunto:

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Beleza

Cuidados simples no dia a dia ajudam a manter os cabelos loiros hidratados e com muito brilho

Finanças e Empreendedorismo

Ensinar educação financeira para crianças é um passo fundamental para prepará-las para a vida adulta

Receitas

Está com medo de fazer feijoada demais ou de menos para o almoço em família? Confira dicas para acertar nisso e no sabor do...