Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Saiba como cuidar da sua acne para prevenir as cicatrizes
Saiba como cuidar da sua acne para prevenir as cicatrizes - Foto: Shutterstock

Beleza

Cicatrizes de acne: como se prevenir e dicas para cuidar

Não importa o motivo: cicatrizes de acne necessitam de cuidados especiais; veja dicas de dermatologista sobre o assunto

Nos últimos anos, houve um crescimento de pessoas mais preocupadas com os cuidado da pele. Por isso, mais do que nunca, surge o desejo de se livrar de espinhas e manchas e ficar com a pele lisinha. Mas, para isso, é preciso saber o que se deve ou não fazer na hora de prevenir, ou tratar essas imperfeições.

Em primeiro lugar, a dermatologista Julia Ocampo, ressalta sobre a importância de não mexer em espinhas. Afinal de contas, isso pode causar ainda mais problemas, como as famosas cicatrizes de acne.

“Quando uma espinha surge, é a expressão de um estado inflamatório e precisa de cuidados específicos. Ao tentar extraí-la de forma improvisada e, muitas vezes, com as mãos sujas, o processo inflamatório aumenta e a pele fica ainda mais machucada, podendo assim ter sequelas tais como manchas e cicatrizes de acne ou, pior, que toda essa lesão evolua para um processo infeccioso grave”, explica.

Espremer espinhas pode piorar o estado da sua pele
Espremer espinhas pode piorar o estado da sua pele – Foto: Shutterstock

Prevenindo cicatrizes de acne

Considerando que espremer espinhas é uma das razões para o surgimento do problema, a primeira regra é não fazer isso. Por sua vez, não é só o fato de espremer uma espinha que causa a cicatriz.

Se a inflamação da espinha estiver em uma camada mais profunda da pele e o pus não for liberado, as enzimas que ficam nesse líquido também podem prejudicar as células saudáveis, causando lesões que posteriormente viram a cicatriz.

Então para evitar que as cicatrizes surjam, vale também entender que a acne não é simplesmente uma característica do adolescente. Ela é um processo que precisa de tratamento adequado profissional, que é o médico dermatologista.

Esse especialista vai poder indicar o tratamento para o seu tipo de pele e te ajudar a evitar as cicatrizes de acne. Uma pele seca, por exemplo, precisa de uma hidratação mais pesada e, por isso, será melhor usar produtos que forneçam isso.

Já uma pele oleosa também precisa de hidratação, mas os produtos precisam seguir outra composição, que não piore essa oleosidade. O mesmo serve para peles com rosácea, acne ou manchas — cada uma terá seu tratamento mais adequado.

Tratamento das lesões

Agora se você já tem cicatrizes de acne, não se desespere! Existem vários tratamentos que podem te ajudar. “Para cuidar das cicatrizes de acne, existem alguns tratamentos possíveis, como o uso do bioestimulador, que irá melhorar a firmeza da pele, microagulhamento e diversas técnicas, que inclusive podem ser associadas”, diz a Dra. Julia Ocampo.

Entretanto, cada caso terá um plano de tratamento e, para avaliar qual funcionará melhor, é necessário sempre buscar atendimento médico.

Fonte: Dra. Julia Ocampo, dermatologista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Especialistas falam sobre as causas do transtorno afetivo sazonal e explicam como lidar com esse problema

Beleza

Especialista explica quais são os tipos de base que existem no mercado e como escolher o produto ideal para a sua pele

Comportamento

Atividades garantem a diversão e auxiliam no aprendizado dos pequenos durante esse período em casa

Pets

Especialista explica como o treinamento de filhotes pode ajudá-los a ter uma melhor socialização e um desenvolvimento saudável