Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
A chegada do inverno exige cuidados redobrados com a pele; veja dicas para mantê-la radiante durante a estação
Saiba como fazer o skincare durante o inverno - Foto: Shutterstock

Beleza

Skincare no inverno: 5 dicas para cuidar da pele nos dias frios

A chegada do inverno exige cuidados redobrados com a pele; veja dicas para mantê-la radiante durante a estação

Apesar de cada pessoa montar uma rotina de cuidados com a pele de acordo com as suas necessidades e expectativas, as mudanças de estações também exigem adaptações em relação a esses cuidados. Com a rotina de skincare no inverno não é diferente, principalmente por conta dos efeitos que a queda das temperaturas pode causar à pele.

“Clima seco, ventos fortes e banhos quentes são fatores que aumentam as chances de ressecamento e descamação”, diz o dermatologista fundador da Creamy, Dr. Luiz Romancini. “Por isso, há produtos específicos que devem ser utilizados para preservar a oleosidade natural da pele neste período, mantendo a sua saúde e uma boa aparência”, completa. 

Para garantir que essa rotina seja eficiente durante os meses mais frios do ano, o especialista elencou cinco dicas de skincare para o inverno. Confira: 

Focar na hidratação profunda

Considerando que o ressecamento da pele é o principal problema desta estação,  é indispensável investir em produtos que forneçam uma hidratação intensa. Segundo o especialista, é essencial utilizar um hidratante facial pelo menos duas vezes ao dia, principalmente após o banho. 

“Investir em uma hidratação potente, com produtos que contenham ácido hialurônico, ácido poliglutâmico, centella asiática, glicerina, pantenol ou alfa-bisabolol, pode reforçar a proteção da barreira cutânea e ajudar a pele a reter a sua umidade natural. Com isso, não apenas o ressecamento é evitado, mas também possíveis irritações e o aspecto esbranquiçado causado pelo clima”, explica o médico.

Não esquecer do protetor solar

No inverno, muitas pessoas pensam que estão seguras dos danos causados pelo sol, pelo fato dos dias serem mais curtos e a luz solar parecer menos intensa. Entretanto, os raios UV estão presentes mesmo quando está nublado e frio e podem prejudicar a pele se ela não for protegida adequadamente.

O uso diário de protetor solar é essencial para prevenir os efeitos nocivos da radiação, independentemente da estação do ano. “Sem o filtro, a pele fica suscetível a danos como queimaduras solares, envelhecimento precoce e até mesmo câncer. Portanto, mesmo quando o sol está escondido por trás das nuvens, esse item de skincare não pode ser esquecido”, ressalta Romancini. 

Testar diferentes ácidos

O inverno também é a época ideal para estimular a renovação celular. Por essa razão, ácidos como o glicólico e o lático são recomendados para serem inseridos na rotina de skincare durante o inverno. “Esfoliações regulares ajudam a remover as células mortas da pele e, consequentemente, permitem que os hidratantes penetrem melhor. Por esse motivo, fórmulas que contenham ácidos são excelentes pedidas para o uso noturno nos dias frios”, reforça o profissional. 

Optar por cremes densos

Além de observar os componentes do produto, os consumidores também devem se atentar à sua textura. Nesse sentido, cremes mais densos criam uma barreira mais resistente, enquanto os óleos têm uma ação mais intensa e uma absorção mais lenta. Esse ponto de atenção é essencial principalmente para peles mais maduras. 

“Com o avançar da idade, a pele tende a ser mais seca e menos capaz de reter a umidade, por isso a sua barreira cutânea deve ser fortalecida. Os itens cremosos são perfeitos para essa demanda, visto que promovem uma hidratação mais potente e duradoura”, enfatiza Romancini. 

Complementar o skincare com outros cuidados

O cuidado com a pele não depende exclusivamente da aplicação de cremes, mas também de outras ações. “O skincare começa, na verdade, com uma alimentação de qualidade. Alimentos ricos em antioxidantes e um bom consumo de água potencializam a hidratação da pele. Além disso, por mais difícil que seja, evitar o uso exagerado de aquecedores e banhos muito quentes também são ações que melhoram a rotina de cuidados pessoais no inverno”, conclui o dermatologista. 

Mais notícias como essa

Moda

Nesse momento de oscilação entre frio e calor conhecido como meia-estação, é preciso peças que se adaptem bem a diferentes temperaturas

Estilo de Vida

Influenciadora e especialista em Lei da Atração, Nanda Silveira lista as melhores técnicas de manifestação para encontrar sua alma gêmea

Astrologia

Saiba qual das fases da lua é a melhor para cada tipo de procedimento, tratamento ou mudança nos cabelos e por quê

Receitas

Com essas dicas, preparar um feijão delicioso e com o caldo na consistência certa vai ficar muito mais fácil