Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Confira agora as diferenças entre a queda e a quebra de cabelo
Confira agora as diferenças entre a queda e a quebra de cabelo - Foto: Shutterstock

Beleza

Queda ou quebra de cabelo? Especialista explica diferenças

Aprenda a diferenciar os problemas e descubra o tratamento adequado para ambos os casos

A queda e a quebra de cabelo são problemas capilares comuns, que mexem com a autoestima de muitas pessoas. Elas afetam diretamente a densidade dos cabelos, reduzindo a quantidade de fios e deixando os cabelos menos volumosos. 

Embora sejam problemas similares, a queda e a quebra de cabelo possuem diferenças e precisam de tratamento especializado. Abaixo, a médica especialista em tricologia, Patrícia Marques, explica como identificar e resolver cada caso. Confira:

Observe os fios

De acordo com a médica, em primeiro lugar, é preciso observar se os fios caídos possuem ou não um pontinho branco na ponta. “Na queda, o fio se desprende diretamente do couro cabeludo e, na maior parte das vezes, possui o bulbo capilar, que é o pontinho branco”, afirma.

Nesse caso, não há motivos para preocupação, uma vez que o cabelo perdido já estava na fase telógena, na qual o fio cai para dar lugar a um novo fio. Ainda assim, a médica recomenda procurar ajuda profissional para garantir que não há nada de mais grave provocando a queda. 

“A tricologia é muito mais complexa do que aparenta. Existem várias doenças que causam queda, como por exemplo a alopecia areata”, acrescenta a médica especialista em tricologia Dra. Patrícia Marques. 

E se esse não for o caso?

Agora se não há sinal de bulbo capilar e os fios possuem tamanhos irregulares, esse é um sinal de quebra de cabelo. Ela é causada pelo rompimento da haste do cabelo a partir da aplicação de química no cabelo, calor excessivo de secador e chapinha ou por algum atrito mecânico. 

Nesse sentido, o indicado é cortar o uso dos elementos que estão agredindo o cabelo e com orientação de um profissional nutrir os fios com produtos e remédios adequados até deixá-los saudáveis novamente.

“Em ambos a principal orientação é procurar ajuda de um especialista em saúde capilar para investigar as múltiplas causas possíveis tanto para queda, quanto para quebra do seu cabelo e realizar um tratamento adequado que pode solucionar os problemas”, finaliza a especialista. 

Mais notícias como essa

Receitas

Colocar alguns alimentos no micro-ondas pode não ser adequado ou mesmo se mostrar perigoso; saiba quais não devem ir no eletrodoméstico

Receitas

Alimentos termogênicos aumentam a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e promovendo a queima de gordura

Estilo de Vida

A prática de exercícios físicos durante a menstruação pode trazer benefícios para o bem-estar físico e emocional

Pets

Saiba como se preparar para garantir a segurança e o bem-estar do seu animal de estimação durante a viagem