Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Para escolher o tapete ideal é preciso considerar alguns aspectos da casa e dos seus moradores
Para escolher o tapete ideal é preciso considerar alguns aspectos da casa e dos seus moradores - Foto: Shutterstock

Casa & Decor

Decore seu lar: veja 4 dicas para escolher o tapete certo para sua casa

Confira sugestões de especialistas para acertar na escolha do item e deixar o ambiente mais bonito e acolhedor

Seja nas salas de estar, jantar, na varanda ou mesmo nos banheiros, os tapetes são elementos versáteis que deixam o ambiente mais bonito e acolhedor. Mas com diferentes tamanhos, materiais e formatos, escolher o modelo ideal para casa pode ser difícil. Pensando nisso, separamos abaixo algumas dicas das arquitetas Ieda e Carina Korman que podem ajudá-la a acertar na compra deste item. Confira:

Tamanho e proporção

Para escolher o tapete certo para sua casa, primeiro, considere o tamanho do ambiente em que você deseja colocá-lo. Na sala, o ideal é que o modelo seja de 15 a 20 cm maior do que a área que delimita o espaço. Ele deve, ainda, se estender em 20 cm para dentro do sofá. Em salas de jantar, elas recomendam que tenha ao menos 60 cm a mais do que o lado maior do tampo da mesa. 

Necessidades dos ambientes

Lugares distintos pedem por tapetes diferentes. De modo geral, os felpudos e robustos combinam com locais em que se passa mais tempo sentado, ou que pedem por aconchego, como os quartos. Contudo, antes de escolher um tapete mais peludo, é preciso pensar se alguém na casa tem alergia a esse tipo de material. No caso do banheiro, uma boa opção são os tapetes pequenos na frente da pia ou do chuveiro. Já a cozinha não necessita desse tipo de item.

Decoração

Além de funcionais, os tapetes também podem ajudar muito na estética do ambiente. Sendo assim, é sempre bom garantir que eles combinem com o resto da decoração. Uma opção bastante interessante na hora de integrar os tapetes no décor é fazer uma sobreposição com duas peças que combinem entre si. “Quando há o desejo por uma sobreposição de tapetes, o ideal é escolher uma peça mais neutra, para a base, e ousar no tapete que vai por cima”, indica Ieda.

Rotina dos moradores

Apesar de todas essas dicas, a escolha de um tapete sempre deve levar em consideração o ambiente onde ele será colocado e os hábitos e a rotina de quem vive no local. Em um lar com pets ou crianças, por exemplo, recomenda-se peças resistentes e fáceis de limpar. Já uma casa de praia dispensa peças de lã ou mais peludas. “Nesse caso, o melhor é optar por fibras naturais, corda náutica ou algodão, por exemplo”, diz Ieda.

Mais notícias como essa

Receitas

Colocar alguns alimentos no micro-ondas pode não ser adequado ou mesmo se mostrar perigoso; saiba quais não devem ir no eletrodoméstico

Saúde

Os gases podem ser causados pela alimentação, outros hábitos ou mesmo doenças; entenda como evitar o problema

Estilo de Vida

A prática de exercícios físicos durante a menstruação pode trazer benefícios para o bem-estar físico e emocional

Receitas

Inverno aumenta o consumo de alimentos calóricos, o que exige atenção e cuidados com a alimentação