Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Inverno: 9 dicas para cuidar do seu jardim durante a estação
Aprenda a cuidar corretamente do seu jardim durante o inverno - Foto: Shutterstock

Casa & Decor

Inverno: 9 dicas para cuidar do seu jardim durante a estação

Especialista revela quais cuidados ter com jardim no inverno para mantê-lo bonito e sadio durante os dias frios

Cuidar de um jardim requer tempo, paciência e um certo conhecimento sobre as plantas e suas necessidades básicas, principalmente nos meses mais frios. Pensando nisso, Maer Jose da Silva, jardineiro cadastrado no GetNinjas, dá 9 dicas para manter o seu jardim bonito e sadio durante o inverno. Confira:

1. Cautela com os fertilizantes

No inverno, as plantas crescem mais devagar e muitas até entram em dormência. Por isso, muito do fertilizante que é aplicado acaba não sendo aproveitado pelas plantas, podendo até contaminar o lençol freático. Sendo assim, reduza a fertilização pela metade ou menos, dessa forma você economiza o dinheiro e não deixa de cuidar das plantas. 

2. Regar com cuidado

No frio, a necessidade hídrica das plantas é reduzida, por diminuir seu metabolismo. Além disso, em locais com grande volume de chuvas existe dificuldade do solo em drenar a água, criando verdadeiras várzeas no jardim. Dessa maneira, evite manter o solo encharcado, que favorece o apodrecimento das raízes. Ajuste as regas aos períodos secos e sem excessos.

3. Hora certa de plantar

Muitas plantas florescem lindas no inverno. Mas esta não é a melhor época para plantá-las. Plante as espécies anuais no outono, enquanto ainda há calor para que desenvolvam raízes e folhagem fortes, capazes de resistir às geadas e ventos. A mesma regra vale para arbustos e árvores, mesmo que sejam de clima temperado.

4. Variedade na plantação

É tão bom saber que há hortaliças que podem ser plantadas o ano todo. Mas tenha em mente que há variedades apropriadas para o verão, enquanto outras são boas para o inverno. Isso faz toda diferença no sucesso da sua horta, principalmente com algumas verduras, como alface, repolho, couve-flor, cenoura, entre outros. 

5. Aplicar cobertura morta

Todos os canteiros se beneficiam com uma boa cobertura morta. A cobertura mantém a umidade, o calor, evita o ressecamento, reestrutura e fertiliza o solo suavemente, além de reduzir o aparecimento de ervas daninhas. Já nos gramados, realiza-se cobertura de inverno, uma camada de substrato sobre a grama para evitar que ela queime devido às baixas temperaturas.

6. Não aplicar herbicidas

O herbicida é um produto químico utilizado na agricultura para o controle de ervas daninhas. No entanto, esse produto somente têm ação a temperaturas acima de 10°C e dependem de uma intensa atividade metabólica das plantas para funcionarem. Assim, aplicar herbicidas no jardim durante o inverno acaba se tornando um desperdício de tempo e dinheiro.

7. Fazer uma boa limpeza

Assim como muitas pessoas fazem uma boa faxina na sua casa no inverno, o jardim também precisa ser bem limpo e cuidado. Para começar, remova todas as plantas que estiverem mortas e tire as folhas caídas. O momento também é bom para limpar caminhos e pedras, que tendem a acumular limo e sujeira. 

8. Proteja as plantas delicadas

Algumas plantas, principalmente as tropicais, não toleram geadas. Mas é possível mantê-las no inverno. Mantenha um inventário atualizado com essas plantinhas e no momento adequado leve-as para dentro de casa ou da estufa, ou cubra-as quando houver previsão de geada. O cuidado é simples, mas pode prevenir grandes estragos.

9. Evitar as podas

As podas têm a função de limpar, regenerar, permitindo também que mais luz entre no interior de arbustos e árvores. Porém, podas estimulam um novo crescimento, e isso não é interessante no inverno. As folhas novas são frágeis e podem ficar seriamente danificadas pelo frio.

Por isso, o ideal é esperar até que a última geada tenha passado para efetuar a poda. A única exceção a essa regra são as árvores com suscetibilidade de quedas de ramos pesados durante ventos fortes. Mantenha-as com as podas regulares para evitar acidentes.

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Especialistas falam sobre as causas do transtorno afetivo sazonal e explicam como lidar com esse problema

Beleza

Especialista explica quais são os tipos de base que existem no mercado e como escolher o produto ideal para a sua pele

Comportamento

Atividades garantem a diversão e auxiliam no aprendizado dos pequenos durante esse período em casa

Pets

Especialista explica como o treinamento de filhotes pode ajudá-los a ter uma melhor socialização e um desenvolvimento saudável