Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Você sabe quando lavar esses objetos da sua casa?
Você sabe quando lavar esses objetos da sua casa? - Shutterstock

Casa & Decor

Quando lavar cortinas, travesseiros e capas de almofada?

Descubra de uma vez por todas quando é a hora certa de lavar itens essenciais da casa para que eles estejam sempre bem cuidados

A limpeza e a organização dos ambientes são etapas indispensáveis quando pensamos no bem-estar do nosso lar. Por isso, a lavagem de itens como roupas, toalhas e lençóis, os objetos que compõem a decoração também merecem a mesma atenção especial. Mas de quando lavar esses itens?

Para responder a essa dúvida frequente, separamos algumas dicas de Angelo Donaton, o CEO de uma rede de lavanderias, sobre quando lavar alguns dos principais itens de decoração da casa:

Cortinas

A maioria das cortinas podem ser lavadas de duas a três vezes por ano, dependendo do tecido e da necessidade. Em locais de muita exposição à poeira, por exemplo, a limpeza deve ocorrer a cada três meses, pois o acúmulo de pó pode trazer riscos à saúde. “Para lavagem em máquinas, é importante atentar-se ao material em questão. O ciclo delicado é o mais recomendado e o uso de sabão neutro também”, explica Angelo.

E você, já sabia quando é necessário lavar as cortinas?
E você, já sabia quando é necessário lavar as cortinas? (Créditos: Shutterstock)

Capas de almofada

Peças-chave na decoração, as almofadas também acumulam muita poeira e, por isso, é preciso lavar suas capas muito bem. Mas, de quanto em quanto tempo? No caso do uso de capas, a recomendação é que a lavagem aconteça a cada três meses.

Ainda assim, essa questão sobre quando lavar as capas de almofadas pode não ser tão simples assim, já que a frequência da limpeza vai depender de certos fatores. “Em casas com crianças e animais, por exemplo, essa higienização pode ser feita mensalmente”, explica o especialista.

Além disso, segundo Angelo, uma boa dica para evitar que as capas sujem de forma rápida é deixar as janelas ou portas abertas para arejar o ambiente.

Travesseiros

Já os travesseiros exigem pouca manutenção durante o ano e podem ser lavados a cada seis meses. “Dessa forma, evita-se o acúmulo de poeira e a aparição de mofo. Deixar as peças no sol sempre que possível também auxilia nesse processo de higienização”, diz Angelo.

Essa frequência menor na lavagem ocorre porque, geralmente, não são os travesseiros que acumulam sujeira, mas sim as fronhas. Mas então, quando lavar as fronhas?  

As fronhas devem ser trocadas semanalmente, pois são elas que entram em contato com o rosto e resquícios de células mortas, um processo natural do corpo, o que leva ao acúmulo de mais sujeiras”, aponta Angelo. Outra dica do CEO nesse caso é o uso de sabão líquido para a lavagem, já que ele é de fácil remoção.

Fonte: Angelo Donaton, CEO da Lavô.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Saúde

Hidratação ocular e proteção da luz solar são fatores importantes para manter os olhos saudáveis

Estilo de Vida

Essas simpatias para renovação poderosas vão te ajudar a conseguir um novo emprego, amor, lar ou até novas energias

Beleza

Confira dicas valiosas para obter a máxima duração e projeção de seus perfumes favoritos