Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Como ter autonomia na terceira idade sem filhos? Especialista responde
Casais sem filhos devem se planejar para ter autonomia na terceira idade - Foto: Julio Rivalta / Shutterstock

Comportamento

Como ter autonomia na terceira idade sem filhos? Especialista explica

Casais sem filhos precisam se planejar com antecedência para viver a terceira idade com mais segurança e independência

Por muito tempo, a maternidade esteve presente na vida de grande parte das mulheres, mas hoje, com a busca pela independência e estabilidade financeira, muitas delas estão adiando esse desejo ou até mesmo optando por não ter filhos. 

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Datasus, o número de mulheres que foram mães após os 40 anos no Brasil aumentou cerca de 49% nas últimas duas décadas. No entanto, em alguns casos, a idade pode ser um impeditivo para a gravidez.

A atriz Jennifer Aniston, de 53 anos, por exemplo, falou recentemente sobre a vontade de ser mãe e as tentativas não bem-sucedidas de ficar grávida. Em entrevista à revista Allure, a estrela de “Friends” revelou o quanto esse processo foi doloroso e como a pressão da mídia foi cruel em relação à maternidade.

A especialista em qualidade de vida na terceira idade, Márcia Sena, relata que alguns casais decidem por não ter filhos por conta da impossibilidade e outros simplesmente por não desejar. Porém, ainda existe uma certa imposição social de que as pessoas precisam ter filhos para garantir amparo na velhice.

“É preciso desmistificar que só os casais que tiveram filhos terão suporte na velhice, pois é possível passar pela terceira idade com autonomia e qualidade, independente de filhos ou não”, diz. 

A especialista também explica que com o aumento da expectativa de vida, as pessoas estão vivendo muito mais do que as gerações passadas. Sendo assim, é fundamental fazer planos para a terceira idade, principalmente quem não pode contar com um suporte familiar.

Nesse sentido, a profissional destaca algumas dicas que podem ajudar as mulheres sem filhos a se planejarem para envelhecer com mais qualidade e autonomia. Veja abaixo:

Planeje-se financeiramente

Ter um planejamento financeiro é importante para envelhecer com segurança, e isso vale tanto para quem tem ou não filhos. Para isso, comece a organizar suas finanças pessoais o quanto antes: monte uma reserva financeira ou tenha uma carteira de investimentos.

Faça planos saudáveis

O cuidado com a saúde desde cedo é importante para atingir uma boa longevidade e autonomia. Dessa forma, é fundamental ter uma rotina de hábitos saudáveis que inclua uma alimentação balanceada e a prática regular de exercícios físicos. 

Planeje sua rede de apoio

A construção de uma rede de apoio é importante na terceira idade, mas isso não se reflete necessariamente nos filhos, viu? Familiares, vizinhos e amigos também podem integrá-la para fortalecer os laços sociais e auxiliar em casos de emergência. 

Busque empresas especializadas em idosos

Apesar dos esforços para garantir uma longevidade cada vez mais ativa, a maioria dos idosos passam por algum tipo de fragilidade nessa fase. Com isso, vale a pena começar a buscar empresas especializadas no suporte, prevenção e cuidados na terceira idade. 

Fonte: Márcia Sena, especialista em qualidade de vida na terceira idade e fundadora e CEO da Senior Concierge. 

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Especialistas falam sobre as causas do transtorno afetivo sazonal e explicam como lidar com esse problema

Beleza

Especialista explica quais são os tipos de base que existem no mercado e como escolher o produto ideal para a sua pele

Comportamento

Atividades garantem a diversão e auxiliam no aprendizado dos pequenos durante esse período em casa

Pets

Especialista explica como o treinamento de filhotes pode ajudá-los a ter uma melhor socialização e um desenvolvimento saudável