Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Dia da Toalha: entenda essa data tão amada pela comunidade geek
Dia da Toalha: entenda essa data tão amada pela comunidade geek - Foto: Shutterstock

Entretenimento

Dia da Toalha: entenda como a data surgiu e o porquê de seu nome

Se você não sabe o que o Dia da Toalha tem a ver com o orgulho geek, descubra aqui e entenda como a data surgiu

Nesta quinta-feira (25), comemora-se o Dia do Orgulho Geek. Mas essa data também pode ser conhecida por um nome diferente: Dia da Toalha. Nela, muitas pessoas que adoram os produtos da cultura geek, como seus filmes, séries, livros e animes, utilizam esse momento para mostrar o seu amor por esse universo.

Além disso, acontecem eventos presenciais ou online para comemorar a data em vários locais do Brasil. Agora se você não faz ideia de por que o Dia do Orgulho Geek é comemorado 25 de maio ou o que ele tem a ver com uma toalha, não se preocupe! A seguir, trazemos tudo que você precisa saber sobre o surgimento da data:

A escolha por trás do dia 25 de maio

Desde o falecimento de Douglas Adams, autor do livro “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, em 2001, seus fãs já buscavam uma data para homenageá-lo. Houve muita discussão sobre qual seria o melhor dia, pois a argumentação principal era de a escolha final deveria ter algo relacionado ao número 42. Isso porque, na obra de Adams, o número é “a resposta para a Grande Pergunta sobre a Vida, o Universo e Tudo o Mais”.

Após toda essa discussão, acabou sendo escolhido, meio ao acaso e para que a homenagem acontecesse logo, o dia 25 de maio, data que cai duas semanas depois da morte do autor. A escolha “aleatória” acabou fazendo sentido quando o blogueiro espanhol Germán Martinez notou, em 2006, que ela era também o dia da estreia de Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança, que ocorreu em 25 de maio de 1977. Foi a partir daí que a data ficou mais conhecida como o “Dia do Orgulho Geek”.

Mas o que a toalha tem a ver com isso?

Em resumo, o Dia da Toalha também é uma referência à série de livros de “O Guia do Mochileiro das Galáxias”. Na história, a toalha é um dos objetos mais importantes que um mochileiro pode carregar e tem toda uma explicação. Segundo a obra de Adams, esse item é extremamente versátil. Ele pode ser usado como agasalho nas frias luas de Beta de Jagla ou umedecida e utilizada em um combate corpo a corpo.

Mais notícias como essa

Saúde

Uvas, azeitonas, nozes, sementes e pipoca são alguns dos alimentos que possuem maior risco de provocar engasgo em pessoas acima dos 60 anos

Beleza

Cuidados simples no dia a dia ajudam a manter os cabelos loiros hidratados e com muito brilho

Receitas

Está com medo de fazer feijoada demais ou de menos para o almoço em família? Confira dicas para acertar nisso e no sabor do...

Comportamento

Quer saber a importância de bons amigos na infância e como ajudar seu filho a conquistar isso? Especialista explica