Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Saiba como pagar multa por não votar nas eleições
Saiba como pagar multa por não votar nas eleições - Foto: Shutterstock

Finanças e Empreendedorismo

Quanto paga por não votar? Confira o valor da multa e como funciona

Eleitores que não justificarem o voto nas eleições devem pagar multa para regularizar situação com a Justiça Eleitoral; saiba como

No Brasil, o voto é obrigatório para todos os cidadãos entre 18 e 70 anos. Assim, se você não comparecer no primeiro e/ou no segundo turno das eleições, e não justificar a sua ausência, ficará em situação irregular com a Justiça Eleitoral e deverá pagar multa para regularizar a situação. 

O valor da multa por não votar varia entre R$ 1,05 e R$ 3,51, que é referente à uma porcentagem do valor da Unidade Fiscal de Referência, que pode variar de 3% a 10%. O pagamento pode ser feito à Justiça Eleitoral via Pix, boleto ou cartão de crédito pelo site do TSE, pelo aplicativo e-Título ou comparecendo a um cartório eleitoral. 

Agora, caso você não pague a multa, e regularize sua situação, sofrerá algumas penalidades, entre elas, a impossibilidade de obter passaporte ou carteira de identidade. Além disso, ficará impedida de se inscrever em concurso público e até de conseguir empréstimos junto a bancos ou entidades públicas, ou de economia mista. 

Como justificar o voto?

A justificativa pode ser realizada até 60 dias após as eleições. Isso pode ser feito por meio do aplicativo e-Título, pelo sistema Justifica ou pelo formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral.

O documento pode ser obtido no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e da Justiça Federal ou em uma das suas unidades de atendimento. Também é possível acessá-lo no próprio dia das eleições, onde o formulário pode ser encontrado nos locais de votação e de justificativa.

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Especialistas falam sobre as causas do transtorno afetivo sazonal e explicam como lidar com esse problema

Beleza

Especialista explica quais são os tipos de base que existem no mercado e como escolher o produto ideal para a sua pele

Comportamento

Atividades garantem a diversão e auxiliam no aprendizado dos pequenos durante esse período em casa

Pets

Especialista explica como o treinamento de filhotes pode ajudá-los a ter uma melhor socialização e um desenvolvimento saudável