Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Entenda os motivos que fazem os gatos ronronarem
Entenda os motivos que fazem os gatos ronronarem - Shutterstock

Pets

Por que gatos ronronam? Veterinária explica razão para som

Entenda melhor porque os seus gatos ronronam (ou não) e se esse é um motivo de preocupação sobre a saúde do pet

Quem tem um bichano como pet talvez já tenha se perguntado o porquê gatos ronronam, não é mesmo? E a dúvida fica ainda mais forte quando o felino ronrona muito. Mas afinal, esse é um motivo para se preocupar?

Para te ajudar a entender melhor os motivos de gatos ronronarem, consultamos a médica-veterinária Danieli Perez Fernandes. Veja a seguir:

Motivos por trás do ronronar de gatos

De acordo com a especialista, um dos mais comuns para os gatos ronronarem é a satisfação. “O fato de o gato ronronar pode estar relacionado a sentimentos de alegria e satisfação, até porque o felino costuma ter essa ação quando está no colo de seu tutor, recebendo carinho”, explica Danieli.

Porém essa não é uma regra, já que os gatos ronronam por diversos motivos. “O ato pode indicar ainda uma forma de comunicação do animal, bem como situações de estresse, insatisfação, fome, bem como de adaptação a um local desconhecido”, relata a veterinária.

Além disso, o ronronar pode também indicar algum problema de saúde. Então para diferenciar melhor o motivo de cada ronronar, é preciso observar o animal e entender quando ele apresenta esse comportamento. E é justamente a observação que vai te ajudar a perceber se o gato ronrona de forma excessiva ou não.

Na maioria das vezes, gatos ronronam por satisfação e alegria
Na maioria das vezes, gatos ronronam por satisfação e alegria – Foto: Shutterstock

Meu gato não ronrona: devo me preocupar?

Por serem animais conhecidos por ronronarem, gatos que não emitem o “barulhinho” acabam gerando preocupação nos tutores. Porém, segundo Danieli, isso não é necessário, já que alguns felinos podem, de fato, não ronronar.

“Isso pode ocorrer e não é algo preocupante. Na maioria das vezes, os gatos começam a ronronar ainda filhotes, com poucos dias de vida. Costuma ocorrer durante a amamentação, como forma de pedir carinho por parte do filhote e pela mãe, como retribuição. Entretanto, na ausência desse vínculo afetivo, é possível que naturalmente o gato na ronrone”, explica a profissional.

E aí, curtiu as dicas? Confira essas e outras informações no vídeo abaixo:

Fonte: Danieli Perez Fernandes, médica-veterinária, docente e supervisora da Clínica de Pequenos Animais do Hospital Veterinário do Grupo UniEduK

Mais notícias como essa

Moda

Nesse momento de oscilação entre frio e calor conhecido como meia-estação, é preciso peças que se adaptem bem a diferentes temperaturas

Astrologia

Saiba qual das fases da lua é a melhor para cada tipo de procedimento, tratamento ou mudança nos cabelos e por quê

Saúde

Ginecologista explica as causas da enxaqueca menstrual e como amenizar o incômodo provocado pela condição

Estilo de Vida

As simpatias com milho podem ajudar em diversas áreas da vida, como na profissional, na amorosa e até na estética