Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
A ração avulsa pode trazer problemas de saúde para seu pet
A ração avulsa pode trazer problemas de saúde para seu pet - Shutterstock

Pets

Ração avulsa ou a granel é saudável? Veterinária comenta

Apesar de parecer prática, a ração avulsa ou a granel pode trazer malefícios para a saúde do seu amigo canino ou felino

Apesar de maravilhoso, ser tutor de um pet pode trazer grandes custos financeiros, parte disso por conta da alimentação do animal. Isso porque cães e gatos precisam de uma ração que ofereça uma nutrição completa, com bons ingredientes.

Por isso, é comum que tutores recorram à ração avulsa, que costuma ser mais barata. Ela também é chamada de a granel e é vendida por quilo em porções menores, ou seja, fora da embalagem original.

“Assim, o tutor paga somente a quantidade que deseja levar e com um valor mais reduzido do que se tivesse que comprar um saco de 15 quilos, por exemplo”, explica a Dra. Danieli Perez Fernandes, médica-veterinária e docente do curso de Medicina Veterinária da UniMAX Indaiatuba, do Grupo UniEduK.

Mas mesmo que essa pareça uma escolha prática e vantajosa, a ração avulsa não é a melhor escolha para o seu pet. Quer saber o motivo? Veja razões a seguir.

Local de armazenamento inadequado

A primeira questão sobre a ração avulsa é o local de armazenamento, que não é adequado, pois o alimento original foi aberto para ser dividido em várias porções para vender por quilo. Então, não se sabe ao certo quanto tempo essa ração ficou aberta até que uma nova embalagem fosse feita.

“Dessa forma, surgem fatores como umidade, luz e temperatura que acabam influenciando na conservação do alimento”, explica Dra. Danieli. Além disso, a ração a granel pode sofrer uma grande perda de nutrientes por conta disso tudo.  

Possível presença de contaminação

Insetos, roedores e até fungos podem contaminar a ração se o saco ficar aberto por muito tempo. Os fungos e bactérias também podem se proliferar mais rapidamente se essa embalagem for fechada, mas não corretamente.

E isso é muito sério! Cães e gatos podem ter reações como vômitos e diarreias ou até doenças mais sérias ao consumir ração contaminada.

Falta de informações nutricionais e de validade

Com a ração avulsa fora de sua embalagem original, você não tem acesso a informações importantes, como:

  • informações nutricionais;
  • data de fabricação;
  • dosagem;
  • níveis de garantia de vitaminas e de nutrientes

Sem a data de validade, é difícil saber quando não dar mais aquele alimento ao seu pet, assim como a falta das informações nutricionais pode ser prejudicial para quem quer controlar a quantidade de gorduras presentes na alimentação, por exemplo.

Outras recomendações sobre as rações

Não são apenas as rações avulsas ou a granel que podem trazer problemas para os bichinhos. Na verdade, mesmo as rações adequadas podem ser prejudiciais se ofertadas em quantidades muito grandes para o peso do animal.

“Ela deve ser ofertada com base no peso do pet e tais recomendações ficam disponíveis no verso da embalagem da ração. Um médico-veterinário de sua confiança também pode auxiliá-lo com essa alimentação”, explica Dra. Danieli.

Portanto, vale ressaltar a importância de se analisar os nutrientes presentes na comida, para ter certeza de que seu pet está recebendo todas aquelas necessárias.

Mais notícias como essa

Saúde

Cobertores, casacos e blusas mal higienizadas podem provocar crises de rinite e outras alergias respiratórias

Amor e Sexo

Levantamento realizado pelo aplicativo de relacionamentos happn apontou as regiões do Brasil onde as pessoas dão os melhores beijos

Receitas

Ama um café coado quentinho de manhã? Então descubra como deixá-lo ainda mais perfeito com essas dicas simples

Comportamento

Psicanalista analisa estupro matrimonial exposto no “Casamento às Cegas” e explica os sinais desse tipo de violência dentro do relacionamento