Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
A cúrcuma é um ótimo alimento para incluir na sua dieta
A cúrcuma é um ótimo alimento para incluir na sua dieta - Foto: Shutterstock

Receitas

Cúrcuma: aprenda a incluir essa benéfica especiaria no dia a dia

A cúrcuma é uma ótima especiaria para incluir na sua alimentação; confira aqui algumas maneiras de consumir

Sabe a cúrcuma, aquele tempero em pó alaranjado que também pode ser chamado de açafrão-da-terra ou açafrão? Pois é, pode ser uma ótima ideia adicionar essa especiaria na sua dieta. Afinal, ela pode trazer vários benefícios para o seu corpo.

Segundo o nutricionista e coordenador do curso de Nutrição da UNINASSAU Diego Ricardo, a cúrcuma “atua na recuperação muscular pós-treinos, é cardioprotetora, antifúngica, antibacteriana, ajuda a regular a pressão arterial, é diurética e neuroprotetora”. Além disso, o tempero ainda tem potencial antioxidante e anti-inflamatório, ajudando a emagrecer e desinflamar o corpo.

Saiba incluir a cúrcuma na alimentação

Se você ficou interessada em aproveitar todos os benefícios da cúrcuma na alimentação, saiba que é possível consumir essa especiaria de muitas formas, viu? Dá, por exemplo, para usar ela por infusão, como tintura ou como extrato. Porém, seu uso como condimento é o mais prático para o dia a dia. Vale adicionar o tempero em pó em molhos, carnes, caldos e até mesmo no preparo do arroz.

Todo mundo pode comer?

Apesar de apresentar muitos benefícios para a saúde, a cúrcuma não é recomendável para gestantes e crianças, segundo Diego. “O uso também não é bom para pessoas que possuem obstrução de ductos biliares, alergia à curcumina ou que fazem uso de algum medicamento que altera o processo de coagulação do sangue”, completa o nutricionista.

Além disso, é preciso que todos tomem um certo cuidado com a cúrcuma, já que ela apresenta uma toxicidade, mesmo que baixa. “A ingestão exagerada do condimento pode causar diarreia, náuseas e alterações de pH. Além disso, o alimento também pode afetar na absorção do ferro. É importante consultar um profissional nutricionista para a recomendação adequada da especiaria, a fim de evitar danos à saúde devido à ingestão desajustada”, explica Diego.

Ou seja, dá para incluir a cúrcuma no cardápio para emagrecer, mas com cautela. Até porque, vale lembrar, o tempero não faz milagres sozinho, sendo necessário aliar seu uso a outras práticas saudáveis.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Saúde

Uvas, azeitonas, nozes, sementes e pipoca são alguns dos alimentos que possuem maior risco de provocar engasgo em pessoas acima dos 60 anos

Beleza

Cuidados simples no dia a dia ajudam a manter os cabelos loiros hidratados e com muito brilho

Receitas

Está com medo de fazer feijoada demais ou de menos para o almoço em família? Confira dicas para acertar nisso e no sabor do...