Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Os veganos podem aproveitar uma ceia de Natal deliciosa também
Os veganos podem aproveitar uma ceia de Natal deliciosa também - Shutterstock

Receitas

Natal vegano: ideias de pratos para uma ceia sem carne

Quem não come alimentos de origem animal pode se sentir meio excluído na ceia de Natal; confira pratos que vão agradar qualquer vegano!

Quando começam os planejamentos da ceia de Natal, alguns pratos não podem faltar. O chester ou peru, que são aves mais saborosas; o tender, que é uma espécie de presunto da traseira do porco; e até mesmo o bacalhau, geralmente em alguma receita cremosa, estão entre eles.

Entretanto, todos esses alimentos são proteínas de origem animal. E os veganos e vegetarianos, como ficam? Para um Natal com pessoas que seguem este estilo de alimentação, é necessário fazer certas adaptações.

Ainda bem que hoje em dia não é tão difícil assim fazer isso, existindo várias opções para substituir as carnes clássicas da ceia natalina. Aí é só escolher também acompanhamentos que entrem nessa dieta e tudo certo.

A seguir, a nutricionista Andrea Mosqueira, destrincha mais essas ideias para um Natal vegano e dá dicas de pratos saborosos:

Alternativas para as carnes típicas

Existem várias alternativas possíveis para as principais carnes clássicas das celebrações natalinas, segundo a nutricionista, que é dona do Mr. Lenha.

A primeira delas é o chester vegano, que pode ser feito com proteína de soja, seitan ou cogumelos e lembra muito a forma da ave tradicional. “Assado a longo prazo e com temperos natalinos, a textura e o sabor ficam bem parecidos, e deve agradar até aos carnívoros”, diz a especialista.

Outra ideia de Andrea é o tofurky, um assado de tofu com formato similar ao tender, marinado e assado em baixa temperatura. Há ainda o bacalhau de grão-de-bico, que substitui o peixe pela proteína vegetal e, quando cozido de forma certa, replica bastante a textura e o sabor peculiar do bacalhau.

“Uma questão interessante é que essas alternativas vão muito além da preferência do paladar e podem ser uma decisão inteligente para o bolso. O bacalhau, por exemplo, possui um valor bem alto nesta época do ano, enquanto o quilo do grão-de-bico é barato, sendo achado por menos de R$15 reais”, completa a nutricionista.

Acompanhamentos veganos e vegetarianos

Muitos pratos veganos saborosos combinam com o Natal e podem ser acompanhamentos diferentes na ceia. A primeira indicação de Andrea nesse sentido seria o risoto de cogumelos e ervas, um prato sofisticado com arroz cremoso, cogumelos frescos (que substituem a proteína animal), e ervas aromáticas.

Outra ideia é um assado de legumes, que com os temperos certos, como alecrim e alho, fica a cara da ceia. Lentilhas com abóbora são uma alternativa bem nutritiva.

“As lentilhas oferecem uma rica camada de nutrientes e proteínas. São uma ótima substituição ao frango, que normalmente está na mesa nesta época do ano”, explica a profissional. Para terminar a parte salgada, é bem comum a presença de algum tipo de farofa. Uma sugestão vegana é a farofa de castanhas, ou seja, uma releitura da versão clássica com castanhas, frutas secas, e temperos.

Pensando na sobremesa, uma torta de nozes, feita com ingredientes alternativos (leite de origem vegetal, óleo, fermento, açúcar e claro, nozes) é uma pedida certeira.

Mais notícias como essa

Saúde

Cobertores, casacos e blusas mal higienizadas podem provocar crises de rinite e outras alergias respiratórias

Amor e Sexo

Levantamento realizado pelo aplicativo de relacionamentos happn apontou as regiões do Brasil onde as pessoas dão os melhores beijos

Receitas

Ama um café coado quentinho de manhã? Então descubra como deixá-lo ainda mais perfeito com essas dicas simples

Comportamento

Psicanalista analisa estupro matrimonial exposto no “Casamento às Cegas” e explica os sinais desse tipo de violência dentro do relacionamento